terça-feira, 9 de agosto de 2011

ADHO MUKHA SVANASANA - Postura do cão com a face para baixo

httpmydailydoodle.blogspot.com

Adho: para baixo.
Mukha: face.
Svana: cão.

EXECUÇÃO: sente-se sobre os calcanhares, braços estendidos a frente, mãos firmes no solo. Inale eleve o tronco na postura de quatro apoios. Coloque a ponta dos dedos dos pés no chão e ao exalar eleve o quadril, estique as pernas e leve os calcanhares em direção ao chão. Alongue a coluna, abra o peito, sugue o abdômen e leve o tronco em direção das pernas. Ombros para trás e longe das orelhas, girando as axilas para dentro, mãos firmes no solo. Relaxe a cabeça entre os braços. Respiração livre.
Caso a coluna não se alongue, erga os calcanhares do chão, isto se dá pelo fato do não alongamento da parte posterior das pernas.

BENEFICIOS: tranqüilizante. Regulariza o ritmo cardíaco. Aliviando dores e rigidez dos tornozelos. Aumenta a abertura torácica e escapular. Aumenta espaços intervertebrais, prevenindo escoliose, cifose e lordose. Estimula as funções do fígado, rins, pâncreas e genitais.

CONTRA INDICAÇÃO: glaucoma. Lesões coluna cervical e ombros. Cardiopatia grave. Pós-operatório recente (30 dias). Período menstrual.

Fonte: Nilda Fernandes - Yogaterapia e A Senda do Yoga de Laura Packer.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...