sábado, 2 de julho de 2011

GOMUKHASANA - POSTURA DA CARA DE VACA

mydailydoodle.blogspot.com

Go: Vaca
Mukha: Cara, rosto, cabeça.


EXECUÇÃO: sentar com as pernas dobradas, uma sobre a outra, plantas dos pés viradas para cima, manter coluna reta. Inspire, eleve os braços na linha dos ombros, expire. Na próxima inspiração eleve o braço esquerdo para o alto da cabeça e expirando dobre o cotovelo para trás apoiando a mão entre as escapulas. Inspire e leve o braço direito para trás flexionando o cotovelo e elevando a mão para o alto das costas, até encaixar os dedos das duas mãos. Não deixar a cabeça e o pescoço caírem para frente. Para retornar inspire erga o braço de cima e expirando desça o braço pela frente, o outro braço escorrega pelas costas assim retornando os dois braços. Repetir para o outro lado.


BENEFICIOS: fortalece as articulações dos ombros. Melhora a circulação de tendões e ligamentos dos joelhos e tornozelos. Aumenta a capacidade respiratória. Corrige cifose. Flexibiliza a articulação dos dedos, cotovelos, ombros, tornozelos, joelhos e quadris. Pode ser usado para auxiliar no tratamento das patologias: dores nos tornozelos, artrite, bronquite, problemas de calcanhares, reumatismo, azia, câimbra, fadiga.


CONTRA INDICAÇÃO: joelhos frágeis e dolorosos (neste caso pode-se fazer em pé – em Tadasana). Lesão ou dores nos quadris.

Fonte: Asana Pranayama Mudra Bandha com Swami Satyananda Saraswati; e Yoga Terapia com Nilda Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...