domingo, 2 de maio de 2010

MEL

O alimento mais doce encontrado na natureza é o mel, rico em propriedades medicinais considerado um agente de cura devido ao seu conteúdo mineral, que inclui o cálcio, cobre, zinco e ferro. O mel contém uma variedade de compostos, como flavonóides e ácidos fenólicos, que atuam como antioxidantes que nos ajudam a lutar contra qualquer coisa, de doenças cardíacas ao câncer.
Para diferenciar o mel in natura do mel processado com o calor, em geral quanto mais escuro o mel, maior o teor de antioxidantes, portanto, contendo mais vitaminas e minerais. Acredita-se também que consumir pólen e mel de abelha local, especialmente variedades que carregam traços de pólen ajuda a aliviar alergias sazonais, porém não há muitos estudos científicos conclusivos para fazer esse acompanhamento. Também tem sido utilizado para aliviar a congestão das vias respiratórias, uma pequena dose de mel dada ás crianças antes de dormir alivia a tosse, muito melhor que remédio de farmácia. (lembrando que isso É para crianças com idade Superior á 1 ano). Além disso, o mel é antibacteriano, e por isso não necessita de aditivos para prolongar a sua vida na prateleira.
Uma curiosidade, a polinização feita pelas abelhas afeta outras fontes de alimento, o trevo e a alfafa que o gado come depende muito de polinização por abelhas em seu ciclo de vida, o que significa que até mesmo o fornecimento de leite e queijo, em última análise, depende das abelhas. Claro que para as abelhas a polinização é algo incidental, fazer o mel é o principal. As abelhas operárias visitam flores em época de florescência, como o trevo, a lavanda, flores e árvores frutíferas e sugam o néctar. Elas também coletam o pólen, rico em proteínas, para alimentar o colmeia.
Cada vez que uma abelha pousa em uma flor, o pólen adere a seu corpo. Na flor seguinte, parte desse pólen cai fora e é assim que as plantas são polinizadas. Quando elas voltam para a colmeia, tratam o néctar com enzimas e espalham por todas as células dos favos de cera para engrossar o mel. Os apicultores coletam um pouco desse mel, deixando o suficiente para alimentar a colmeia. Considerando que cada abelha operária produzirá apenas uma gota de mel em sua vida inteira, o mel que ingerimos é um alimento verdadeiramente precioso.
Para ajudar as abelhas a prosperarem, primeiro, você pode plantar flores que florescem durante todo o verão. Abelhas amam girassóis, e podem ir para o alecrim, tomilho, lavanda, borragem. Elas precisam de uma combinação de pólen para uma dieta equilibrada. Segundo, usar pouco inseticida no jardim.
Existem mais de 300 variedades de mel, e cada um tem um único sabor, cor e textura que refletem as plantas das quais as abelhas extraíram o néctar. Em geral, quanto mais escuro o mel, mais marcante o sabor. Por exemplo, o mel da castanha, que é âmbar-escuro, de cor avermelhada, tem um sabor quase amargo, enquanto o de laranjeira é ouro pálido e levemente doce e cítrico.


Fonte: Revista Prana Yoga Journal - Abril 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...