sábado, 17 de abril de 2010

B.K.S. IYENGAR


Como o Yoga transformou BKS Iyengar
O curso da vida de uma pessoa pode ser alterado num flash de destino, que é resultado do acúmulo de ações e reações em vidas passadas que agem na vida presente. Temos de aceitar os desafios quando o destino nos atinge como um relâmpago. Algumas vezes os efeitos podem ser visíveis imediatamente, enquanto pode levar décadas de esforço paciente e persistente de outros. Iyengar pertence à última categoria.
Somente o destino não pode abrir os portões da sorte e tornar a vida de uma pessoa um sucesso. Um esforço persistente e determinado também se faz necessário para moldar o indivíduo. Iyengar si considera um entre um milhão que sucumbiu ao chamado daquele flash do destino. Grudou naquele chamado com fé, mesmo depois de falhas após falhas que o levaram ao desespero, depressão e agonia. Persegui o destino com uma determinação incansável aceitando que aquelas falhas podiam agir como passos para o sucesso. Seus esforços frutificaram após 35 anos. Chame isso de destino, sorte ou graça divina!
Fé e esforços incansáveis o fizeram entender e tomar consciência de que o propósito de sua vida era o de utilizá-la para o bem da sociedade e do mundo, de forma geral.
"É embaraçoso falar ou escrever sobre si mesmo, mas vou manter de lado a minha falsa modéstia e informá-lo como o meu interesse pelo Yoga se desenvolveu e me transformou. Como, eu, com esta nova luz atraí pessoas para o Yoga e o tornei popular. Creio que esta narração da minha vida de outrora pode ajudar os meus alunos, cujos destinos os trouxeram até mim, a criar coragem e força nas suas práticas." B.K.S. Iyengar.
O Nascimento
Nasceu num povoado chamado Belur nos estado do Karnataka, Índia, no dia 14 de dezembro de1918, domingo, às 3 da madrugada, durante a epidemia gripal de 1918. Sua mãe estava muito gripada e havia pouca esperança de sobrevivência, mas Deus salvou a ambos. Ele tinha uma aparência nada saudável, com braços e pernas muito finos, uma barriga protuberante e cabeça pesada. Sua aparência não era nada atraente.
A Infância
Sua saúde começou a se deteriorar devido aos episódios de malária, tifóide e os médicos suspeitavam que ele tinha tuberculose nos pulmões. Naquela época não havia cura para estas doenças tendo que encarar a face da morte de tempos em tempos.
Seu pai respirou pela última vez quando ele tinha somente nove anos e a sua ausência criou um vazio na família. Seus estudos foram afetados por isso, pois foi forçado a ficar de cama. Tornou-se um dos "da turma do fundão" na sala de aula e somente conseguia passar de ano raspando. Os diretores o passavam de ano na esperança de que fosse melhor no ano seguinte. Os estudos se tornaram monótonos e estafantes.
O flash do destino
Sua vida mudou para melhor em março de 1934. Seu Guru, Sri T. Krishnamacharya, era também seu cunhado, pois havia se casado com sua irmã mais velha. Antes de se casar, ele esteve em Varanasi e estudou vários Darshanas. Ele então foi para o Nepal e aprendeu Yoga com um grande mestre chamado Sri Ramamohana Brahmachari. Ele deu vários seminários sobre Yoga em diversos lugares quando voltou para a sua terra natal em Karnataka. O Marajá de Mysore, Krishna Raja Wodeyar Bahadur IV ouviu falar do seu Guruji. Ele abriu e patrocinou um yogashala (shala = escola) no palácio de Jagamohan em Mysore. O Marajá tornou possível para Guruji viajar para vários lugares para propagar o Yoga. Em 1934, o Marajá o enviou, junto com seus pupilos, para Kaivalyadham em Lonavala e Bombay. Ele parou em Bangalore (onde Iyengar morava na época) no seu caminho para Bombay e perguntou se ele poderia ficar com a sua irmã em Mysore até que ele retornasse de Bombay. Iyengar tinha ouvido falar dos palácios e jardins exuberantes de Mysore mas nunca havia tido a oportunidade de vê-los. Então, concordou com vontade com a sua sugestão e ele o comprou uma passagem para Mysore. Este foi o "flash do destino" que mudou o curso da vida de Iyengar.
Pedindo permissão ao seu cunhado para voltar à Bangalore quando ele retornou de Bombay. Ele sugeriu que Iyengar ingressasse no ensino médio (High School) em Mysore e aprendesse alguns asanas para que Iyengar melhorasse a sua saúde ao invés de voltar para casa. Ficou tentado aceitar a sua sugestão para ficar em Mysore e entrar na escola local pois nunca havia experimentado uma boa saúde. Ele também começou a ensinar alguns asanas, á Iyengar, para melhorar a sua saúde. Começou a chamá-lo de "Guruji", pois ele havia plantado a semente do Yoga em Iyengar.
Primeiro contato com Yoga
Seu corpo era muito duro e estava acamado havia muitos anos. Seus braços mal e mal alcançavam os seus joelhos quando se curvava à frente. Duvidava que o Yoga pudesse fazer algum bem, pois seu corpo não respondia mesmo que se esforçasse muito. Ficou com o seu Guru por dois anos. No início ele não demonstrava muito interesse em lhe ensinar provavelmente pela sua precária estrutura corporal. Ele voltou á atenção para Iyengar quando um de seus alunos mais antigos o deixou para sempre, isso depois de um ano que ele estava tendo aulas com Guruji. Ele o fez praticar duas vezes por dia e era muito exigente. Ele era severo e isso gerou em Iyengar um complexo de medo.
Sentia muitas dores e fadiga devido à intensidade da prática. As circunstâncias o forçaram a fazer como era comandado pelo seu Guru. O Yoga não era sua vocação, pois não nasceu numa casa de Yogis, santos ou filósofos. Hoje considera um sinal de boa sorte que o Yoga tenha perseverado, mesmo que tenha tido tamanha indiferença em relação a ele.
A experiência de ensinar
Em 1936, o Marajá de Mysore enviou o Guru de Iyengar e alguns discípulos (inclusive Iyengar) numa turnê de palestras e demonstrações através do norte do Karnataka. Várias pessoas, incluindo senhoras, nos pediram para que os ensinássemos durante a turnê. Naquele tempo mulheres eram muito tímidas para praticar Yoga na frente de homens mais velhos. Foi então que o seu Guruji pediu para que Iyengar conduzisse as aulas para estas senhoras, pois era o mais novo do grupo. Elas o aceitaram como professor com muita satisfação.
Começou a receber muitos convites para ensinar Yoga. Ensinar requer experiência, mas ele era um novato no yoga. Suas práticas e experiências limitadas causavam aflição à sua coragem. Ficava nervoso de assumir a responsabilidade, e sua mente ficava dizendo: “Por que eu não deveria tentar?” Obedientemente aceitou ensinar com medo no coração. Esta obediência o forçou a praticar mais e mais para obter experiências. O interesse em yoga veio não pelo amor ao yoga, mas pela necessidade de ganhar a vida.
Como Puna se tornou o seu lar
Em 1937, o clube Deccan Gymkhana de Puna escreveu para o seu Guru pedindo que ele enviasse um professor de Yoga por seis meses. Guruji estava certo de que alguém deveria ir e ensinar. Nenhum dos estudantes do Guruji estava afim de aceitar a oferta. Todos os alunos, com excessão de Iyengar, eram do Mysore Sanskrit Pathshala. Somente ele havia ido à uma escola que ensinava inglês. Então seu Guru ordenou que fosse e ensinasse em Puna, pois Iyengar sabia um pouco de inglês. Concordou pois estava procurando por liberdade do cativeiro.
Conheceu os membros do clube que o pediram para ensinar em várias escolas, faculdades e centros de educação física. Ele estava completamente feliz de frequentar a faculdade com a premissa de ensinar yoga, quando ele mesmo sequer havia concluído o ensino médio.
Sua Família
Em 1943, Guruji casou com Ramamani que tinha dezesseis anos. Tiveram cinco filhas a saber Geeta, Vinita, Suchita, Sunita e Savitha e um filho Prashant. Geeta e Prashant estão ensinando o Yoga de Iyengar mesmo hoje.
Seus discípulos
B.K.S.Iyengar ensinou diversas personalidades eminentes tais como J. Krishnamurti (professor ideal), Jayaprakash Narayan (lutador da liberdade), Achyut Patwardhan (comandante da Academia da defesa nacional) e também muitos médicos e industrialistas. A prática e os ensinos de Guruji foram apreciados bem pelo Dr. Rajendra Prasad (primeiro presidente de India), pelo Dr. Mohammad Hatta (ex-Vice - presidente de Indonésia), pelo papa Paul VI e também por outras personalidades eminentes dos países diferentes. Uma reunião fortuita com o maestro Yehudi Menuhin do violino em 1952 era instrumental em introduzir o mundo ocidental a Guruji. Menuhin era responsável em introduzir diversos luminaries a BKS Iyengar. Um deles que são a mãe da rainha de Bélgica.
Seu instituto
Em 26 de Janeiro de 1973, B.K.S. Iyengar fundou o "Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute (RIMYI)" em Pune, instituto com o nome da sua mulher, Ramamani Iyengar. A filha a mais velha Geeta e o filho Prashant foram envolvidos também no yoga ensinando. Começaram também o ensino no instituto com Iyengar.
Seus ensinos
Os ensinos de Iyengar foram publicados primeiramente em 1966 como a Luz no Yoga. Este livro foi traduzido em 18 línguas. Hoje, é o autor de 14 livros. Iyengar era a primeira pessoa para ensinar o grupo grande dos estudantes. Traz uma transformação automática na mente e nos hábitos dos povos. É a única pessoa para ensinar os aspectos os mais elevados do yoga - Atma Darshan com os asanas. Ensinou diversas personalidades famosas. Em 1998, ensinou 800 de seus estudantes por uma semana na ocasião de seu 80º aniversário em Pune. Outra vez, no ano 2000, conduziu um curso especial para "professores sênior do Yoga Iyengar" de quase 40 países.
Sua prática
Mesmo hoje, continua a praticar. Está sempre na facilidade em toda a postura que executa. A precisão e a beleza marcam o asana, e a prática que regular advoga integra o corpo, a mente e as emoções. Smt. Geeta e Prashant também totalmente são devotados e cometidos para ensinar o Yoga de Iyengar. Através da sua imensa capacidade intelectual e espiritual, B.K.S. Iyengar criou a técnica e os princípios que subjazem à tão conhecida variante de yoga, o Iyengar yoga. A modalidade tem como objectivo essencial aproximar a prática de yoga de qualquer humano, ainda que tenha especiais dificuldades no exercício físico. Esta modalidade permite e incentiva o uso de material na prática dos ásanas, permitindo que algumas dificuldades ou obstáculos possam ser transpostos através da sua utilização, além de encorajar o perfeccionismo dos praticantes que naquele material se podem recorrer. A sua abordagem permite que qualquer humano possa experienciar por si só a sabedoria inerente aos Yoga Sutras.
Suas limitações
A responsabilidade de ensinar foi demais para sua idade. Os que vinham para as aulas eram mais velhos em idade, maiores em tamanho e muito sofisticados no comportamento. A primeira humilhação com a qual se deparou foi quando os alunos da faculdade o olharam sarcasticamente e riram da sua estrutura corporal (ele pesava 32 kg e seu peito media apenas 56 cm, depois da inalação, ele crescia aproximadamente 1 cm, somente). Esse comportamento o fez encará-los com atrevimento e aceitar o desafio. Outra de suas fraquezas era a língua. Ele não era bom em Inglês ou sequer a sua própria língua-mãe, quem dirá a língua da terra de Marathi. Além disso, ele não tinha um conhecimento teórico ou experiência empírica. Guruji não o explicou os princípios ou as sutilezas do Yoga, apesar de ele estar praticando yoga. Foi forçado a se chamar de professor de yoga apesar de não ter tal qualificação.
Existiam apenas duas formas de superar estas limitações. Adquirir conhecimento de segunda-mão através de livros ou praticar vigorosamente com determinação para obter informação de primeira-mão através de experiências subjetivas. Então optou pela segunda alternativa e começou à praticar 10 horas por dia para dominar o pouco que havia aprendido com seu Guru.
Dentro de pouco tempo a reitoria apreciou o seu trabalho e os seus serviços foram estendidos por três anos. Então continuou a ensinar independentemente. O esforço intenso que foi colocado na prática lhe deu boa saúde, e o ensinar lhe ajudou a ganhar o suficiente para sustentar as suas necessidades básicas. O controle sobre o corpo o tomou anos de prática. Lentamente foi adquirindo estabilidade mental e sua abordagem dos problemas da vida, se tornaram mais espiritual.
Assume que a sua mente não podia entender a vasta arte e ciência do Yoga no início, mas com devotado esforço sua compreensão evoluiu. Levou anos de paciência e trabalho duro para atrair pessoas de todos os caminhos da vida em direção ao yoga. Não foi um caminho fácil.
Dificuldades durante a sua prática
As duras práticas angustiaram seu corpo, nervos, mente e até a sua alma. Era jogado de um lado ao outro. Algumas vezes o corpo, outras vezes a mente se recusavam a cooperar, alternadamente. Seu espírito oscilava. Suas energias eram minadas e ele estava mentalmente esgotado. O Eu interior crescia sem descanso caso ele não tentasse e falhasse, trazendo tristeza ao tentar. A exaustão muitas vezes o levava até ao ponto de colapso. Ele não podia sequer comer ou beber com conforto. Dormir era quase impossível, pois ambos o corpo e mente estavam agitados devido à dor ou ao fracasso.
Cometeu enganos terríveis por não ter uma orientação, mas adquiriu discriminação através da observação dos seus próprios erros. Teve de ficar sem comer durante vários dias quando as circunstâncias o forçaram a viver por conta própria. Algumas vezes viveu somente com uma xícara de chá. Vagarosamente começou a sentir que o seu corpo se fortalecia e a sua mente se estabilizava. Foi somente em 1946 que um interesse inerente cresceu dentro dele, mesmo tendo iniciado a praticar Yoga em 1934.
Transformação com as bençãos do Senhor
Seu repentino interesse em Yoga foi ocasionado por uma visão de sua deidade familiar, Lord Venkateshwara (comumente conhecido como Balaji) que sorriu e o abençoou num sonho. Foi dito pelo Senhor que a sua vocação era praticar e ensinar Yoga. O Senhor o abençoou com uma mão e o deu alguns poucos grãos de arroz com a outra. A generosa deidade lhe disse que ele não precisaria mais se preocupar com a sua sobrevivência física. Na mesma noite sua esposa teve um sonho onde Devi Lakshmi a deu uma moeda dizendo que ela estava recebendo o que havia emprestado de Iyengar há muito tempo atrás. No dia seguinte seus alunos o chamaram para ter aulas e desde então tem sido afortunado e a graça de Deus continua em seu caminho. O único arrependimento é que não está agradecendo a Ele tanto quanto ele O amaldiçoava nos dias duros da sua vida. De 1934 a 1946 o yoga estava ligado a ele, mas agora, ele é quem está ligado ao Yoga.
Obstáculos à prática
No ano de 1958, sentiu que estava perdendo o jeito nas posturas. Sentia-se tonto, pesado e duro. Trocou cartas com outros yogis incluindo seu Guru, mas isso não o aliviou em nada. Ouviu dizer que o fato de ter casado e a idade estavam se manifestando negativamente. Até mesmo as flexões para frente eram extremamente dolorosas. Entretanto, depois de três anos de esforço recuperou novamente o controle. Em 1979, Teve dois acidentes de scooter (motonetas) imediatamente após a comemoração dos seus 60 anos. Teve de começar tudo de novo, como um iniciante, depois destes acidentes. Todas as suas velhas dores reapareceram. Foram necessários mais de oito anos de luta para recuperar o controle. Isto novamente é devido à sua determinação em ter o seu yoga de volta e o yoga o honrou a retomá-lo com reverência.
O efeito e poder do Yoga
Não diz que dominou completamente esta arte e ciência que é o yoga, mesmo hoje em dia, não importando os seus esforços em tentá-lo. Quanto mais trabalha na inteção de refiná-lo, mais insignificantes os seus esforços parecem ser, e sente que falta muito para que a perfeição seja alcançada. Assim, está aprendendo a ser constante com este divino descontentamento que o leva adiante.
Seu conselho
"A prática leva a mente e a inteligência mais próxima do âmago do seu ser. Aconselho baseado na minha experiência, que não devemos reduzir nossos esforços se a perfeição tentar nos iludir. A disciplina do yoga me elevou de uma existência sub-humana e me tornou um homem confiante, sincero em meus esforços, ousado e honesto, amoroso em meus pensamentos e com a consciência limpa. Provavelmente esta arte não chegaria ao homem comum, nem se tornaria tão popular se o Yoga não tivesse se afixado em mim e eu nele. Eu, que tenho sido percebido e rotulado pelas pessoas como um maluco, posso ser perdoado se eu disser que sou o homem mais orgulhoso da terra, pois carreguei a mensagem do Yoga, junto com meus alunos, na forma de saúde física, equilíbrio mental, clareza intelectual e conforto espiritual para milhões e milhões de pessoas ao redor do globo. Yoga me fez ver Deus em tudo. Se o yoga pode fazer tanto por mim, que não fui abençoado no início da vida, quão mais pode o yoga ajudar aqueles que iniciaram a prática em circunstâncias mais afortunadas, vai além da minha imaginação. Não há dúvida que esta arte e ciência do yoga é vasta, e o progresso, ao que parece, lento. A minha expectativa de vida era de 20 anos por causa da minha tuberculose, mas o yoga não somente me fez viver a vida com satisfação e prazer mas também me fez divulgar a mensagem do Yoga pelo globo. Agora estou interligado com yoga e o yoga comigo. Agora é difícil considerar Yoga e a minha pessoa como entidades distintas. Eu não hesito em dividir a minha experiência com os meus alunos e eu ainda estou experenciando novas sensações e luz de conhecimento mesmo que a idade esteja se manifestando. Eu vivo em minhas células e em meu coração. Gostaria de praticar yoga até o meu último suspiro, e que isso fosse o meu humilde serviço ao Yoga, e o meu único desejo é o de me prostrar a Deus, me render a Deus, render cada respiração enquanto pratico Yoga. Tenho certeza de que, depois de mim, meus alunos, os alunos destes e os alunos dos alunos destes divulgarão a mensagem do Yoga em cada canto e cada esquina do planeta, para que possam viver a vida como uma única raça humana, sem distinções geográficas, de casta, cor, credo ou sexo."

Fonte: bksiyengar.com

Um comentário:

  1. Querida,obrigada por estar sempre lendo o meu blog.Com certeza as invertidas são maravilhosas para a menô,eu sei na carne, pois já estou no climatério a três anos, é ,é precoce pois tenho 37 anos,infelizmente, e sofro muito,mas o yoga me ajuda muito,eu ainda vou falar sobre isso no blog... Amei seu blog,ele é lindo!!!
    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...