quinta-feira, 15 de julho de 2010

YOGA E A MELHOR IDADE

Atualmente, a facilidade que a vida nos traz são inúmeros, devido á tecnologia, por um lado é muito bom pois facilita nossas tarefas, mas por outro lado encurta nossos movimentos, nos tornando sedentários, o que acelera o envelhecimento.
Por ser um processo natural, é caracterizado pela diminuição da força e da capacidade de resistência. As lesões e doenças levam mais tempo para serem curadas. São comuns reumatismo, insônia, prisão de ventre, tosse, bronquite, pressão alta, diabetes, insuficiência respiratória, coração, etc.
Para retardar o envelhecimento, o processo é através de exercícios físicos, pois um grande segredo está em manter o sangue circulando através dos músculos e órgãos, assim, desenvolve a força. Tem como objetivo melhorar as habilidades motoras, preservando o bem estar físico, mental e social.
O Yoga proporciona o tônus adequado dos músculos, trabalhando a coluna com flexão, extensão, inclinações laterais e torções. As respirações em Pranayamas controlando o sistema respiratório. Os Kriyas que fazem as purificações eliminando as secreções do corpo. E as meditações que proporcionam paz para a mente.
Evitar exercícios que provoque pressão sobre a musculatura e o coração, as retenções também devem ser evitados. Sempre é bom equilibrar a dieta, o sono, procurando evitar dormir de dia e tomar soníferos à noite. Trabalhar bastante a região do intestino, evitando o álcool e o fumo.
Sendo assim, o Yoga traz bem estar físico e mental para a 3ª idade, restituindo a alegria de viver, mediante um rejuvenescimento natural e benéfico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...