sexta-feira, 9 de abril de 2010

MEDITAÇÃO - BENEFICIOS EXPLICADOS PELA CIÊNCIA

O estado de introspecção provocado pela meditação é explicado por estudos de neurofisiologia. De acordo com o psicólogo Gilberto Gaertner, coordenador de grupos de pesquisa em Psicologia e Meditação da Universidade Positivo (UP), inicialmente a meditação provoca um estado alterado de cosciência com predominância de ondas cerebrais de frequência mais lenta - alfa e delta. "Elas provocam a ativação do córtex pré-frontal (parte anterior do cérebro), que é ligada a atenção e concentração, tomada de decisões, interações sociais, entre outras coisas", diz Gaertner. 
As pesquisas sobre a meditação e seus efeitos começaram a ganhar força a partir da década de 1970. Um dos pioneiros foi o norte americano Joe Kamiya que, com a utilização do eletroencefalograma em praticantes de yoga, constatou o aumento da atividade alfa no cérebro. "Essas pesquisas foram reforçadas ao longo dos anos. Na última década, o interesse pela meditação reacendeu e inúmeras investigações passaram a ser desenvolvidas", diz o psicólogo.
Dentre os benefícios sentidos com a meditação, o psicólogo cita a redução do nível de estresse e da ansiedade, diminuição da frequência cardíaca e da pressão sanguínea, redução da condutância elétrica da pele, associada a sensações de relaxamento, aumento dos níveis de serotonina, alívio nas dores crônicas, entre outros. 

Artigo Jornal Gazeta do Povo - Viver Bem - Domingo, 13 de dezembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...