quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

TRATAKA - FIXAÇÃO OCULAR

     É um termo sânscrito, que significa fixar o olhar. É um exercício utilizado no yoga para limpar e tonificar os músculos dos nervos ópticos, assim como descansar á vista. desenvolve a força de vontade e a intuição e favorece a meditação. Basicamente, os diferentes tipos de Tratakas consistem em fixar o olhar em um ponto ou fazer certos movimentos de rotação, alongando músculos e nervos ópticos. Neste sentido, podemos dizer que os Tratakas são kriyas feitos com os olhos. Existem tres categorias de Tratakas. 
     O Trataka beneficia a saúde dos olhos, aumenta a força de vontade, desperta a clarividência, estimula o Ajna Chakra e constitui uma excelente preparação para outras técnicas do yoga. 

CATEGORIAS DE TRATAKAS

Bahiranga Trataka, exercício externo, que inclui a fixação do olhar em algum pequeno objeto, uma forma geométrica, um símbolo, o polegar com os braços esticados á frente ou a chama de uma vela, sem piscar, até lacrimejar intensamente. Comtemplar o céu deixando o olhar aprofundar-se infinitamente no azul, nas ondas do mar, nas folhagens de paisagem campestre, a lua ou as estrelas. 

Antaranga Trataka, é um exercício interno, que envolve a visualização. Imagine um objeto, um símbolo ou um yantra dentro da sua cabeça, na altura do encontro das sobrancelhas. O objetivo é que a forma imaginada seja tão clara, como quando se olha para esse mesmo objeto com os olhos abertos. 

Antarbahiranga Trataka, combina os outros dois, que se fazem de forma alternada. Esses exercícios, podem ser feitos a qualquer momento do dia. 

PRÁTICA E CUIDADOS

     No primeiro estágio da prática, o yogi fixa sua atenção no símbolo ou yantra, o símbolo "OM" por exemplo, focando a atenção a cada pensamento ou sentimento que venham a surgir, e se afastando deles, assim a mente é completamente absorvida pelo símbolo. A prática continua até os olhos lacrimejarem, ao ponto deles se fecharem, e relaxarem. 
     O segundo estágio é iniciado com uma chama de vela. O praticante executa o mesmo ritual inicialmente por 15 minutos, e em outro dia aumentando esse tempo até os olhos lacrimejarem, e após os olhos se fecharem; o yogi tenta manter a concentração na imagem mental da chama, e mantém a mesma no pensamento tanto quanto o possível. A princípio, ela será uma imagem real, mais tarde, ela somente existira nos olhos da mente, e o exercício está na concentração. 
     Nunca pratique o Trataka olhando diretamente para o sol. Trataka feito sobre o sol ou na sua imagem refletida no espelho é extremamente poderoso, mas é perigoso e pode cegar.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...