quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

YOGA PARA GESTANTES

     Yoga é uma ciência milenar dos sábios da Índia e constitui uma das melhores formas de disciplina e controle físico, mental e espiritual do homem.
     Yoga significa união, unindo consciência e matéria, através de sua prática, ela pressupõe uma atitude da mente que permite às pessoas enfrentar a vida com tranqüilidade de espírito. Yoga, portanto, não é uma religião, é uma filosofia de vida. Ela trabalha com a energia, e visa facilitar a remoção de obstáculos para que esta possa circular livremente por todo corpo e toda mente.
     Hatha Yoga para gestantes é uma Yoga que foi adaptada para proporcionar bem-estar físico e emocional às grávidas ao longo dos nove meses, neste período da vida da mulher ela é preparada para a maternidade e para a vida após esta.
     É indispensável o acompanhamento médico e do professor de Yoga. A prática deve ser iniciada, preferencialmente, antes da concepção, para que a mulher esteja bem preparada para um parto natural e seguro. A gestante deverá estar atenta para a necessidade de repouso adequado e de uma alimentação equilibrada, nutritiva e substancial. Deve-se eliminar, por seus efeitos comprovadamente nocivos, bebidas alcoólicas e fumo.
     Yoga é uma preparação ideal para a gravidez e o parto. É também excelente para voltar à forma depois do nascimento do seu nenê. A gravidez é um estágio crucial para o desenvolvimento do bebê onde todas as funções humanas essenciais, tanto físicas como emocional, são desenvolvidas. Durante esses nove meses seu bebê é um parceiro ativo na sua gravidez dividindo com você o fluxo dinâmico de energia de vida e dependendo de você para todos os processos internos do corpo. Todos os sistemas de seu corpo estão trabalhando para dois. Ao mesmo tempo desenvolve-se uma comunicação subconsciente, emocional e até mesmo física, que é completamente natural e instintiva. O seu bebê aprende durante a gravidez através de ricas e diferentes experiências no útero. O som da sua voz, seus movimentos, pensamentos e sentimentos, e até mesmo os seus sonhos, influenciam o seu bebê e fazem parte do mundo dele. Por este motivo, você pode ter certeza que o desenvolvimento de uma boa saúde tem início no útero, antes do seu bebê nascer. O Yoga irá ajudá-la a construir esta base.
     Para experienciar o Yoga nós precisamos estar completamente envolvidos. A mente atenta e a concentração na respiração são interligadas aos movimentos do corpo. No Yoga o nosso corpo trabalha buscando o alinhamento e sempre estamos integrando movimento à respiração consciente. A postura é mantida e a mente e o corpo tornam-se sintonizados. 
O Yoga trará grandes benefícios durante a gravidez auxiliando-a a sentir-se e ao seu bebê de uma forma mais profunda, criando espaço e tempo para integrar todo o processo de mudança que está acontecendo. Assim, gradualmente, você vai se ajustando e percebendo as suas novas prioridades e seu novo estilo de vida.

     Em termos físicos, o Yoga fortalece a coluna vertebral e prevenindo problemas comuns, como dores na lombar, à medida que o útero vai crescendo. Trabalha o fortalecimento do assoalho pélvico, vitais para á hora do parto. Desenvolve flexibilidade e relaxamento. O Yoga lhe dará maior estabilidade emocional e ajudará a passar com mais tranqüilidade e equilíbrio pela gravidez e também lhe proporcionará mais segurança no momento do parto.
     A respiração é um ponto muito importante durante a gravidez, pois á medida que o feto cresce, este vai "invadindo" a cavidade torácica, o que dificulta uma respiração mais prolongada. Aprendemos então, com os pranayamas – exercícios respiratórios do Yoga – a controlar melhor a energia vital dentro de nós e também o ar que entra pelas narinas e assim, a expandir melhor os pulmões, mesmo que o "espaço" esteja "pequeno". E como a respiração está intimamente ligada ao emocional, nos tornamos mais fortalecidas neste aspecto também, pois uma respiração mais profunda e eficiente nos tranqüiliza e harmoniza. Através do Yoga você aprenderá a lidar com a dor do trabalho de parto e com o Yoga você também desenvolverá maior confiança na capacidade de ser Mãe. Além disso, você terá oportunidade de conhecer outras futuras mamães e trocar experiências com as mesmas, o que também colaborará neste trabalho de se conhecer melhor e confiar em si mesma.
     Para Fadynha:   As posturas do Yoga atuam na parte física – beneficiando a musculatura, os ligamentos, as inervações, os órgãos vitais e toda a parte estrutural do corpo humano – e também a energética. Isso se dá através dos chacras (centros energéticos do corpo associados às glândulas endócrinas) e das ramificações dos chacras, conhecidas como nadis, que são os condutores de energia por todo o corpo, que podem ser comparados aos meridianos da acupuntura. A ativação dos chacras através das posturas gera uma sensação de bem-estar no praticante.
     Durante a gestação o corpo da mulher muda sem parar. Ela precisa se adaptar a este novo corpo que se apresenta. Seu eixo se altera comprometendo seu equilíbrio. Ocorre um aumento de líquido no organismo, modificando a circulação. Com o crescimento da barriga os órgãos internos como: pulmões, estômago, intestinos, bexiga, fígado, vesícula, rins, enfim, estes órgãos internos vão sendo comprimidos trazendo desconfortos à gestante, com a prática de Yoga, a gestante consegue se sentir bem e livrar-se dos desconfortos.
     Os benefícios das práticas do yoga, trás uma melhora no equilíbrio desde o início da gravidez para fazer com que a gestante se acostume com seu novo eixo corporal. Também uma melhora no funcionamento digestivo, por algumas posturas massagear os órgãos internos, facilitando a eliminação de gases. Conforme a barriga vai crescendo vão aparecendo desconfortos como inchaços, cansaço, etc., as posturas invertidas ajudam no retorno do sangue, assim irrigando partes importantes do corpo. O sangue levará o oxigênio às regiões de difícil acesso, evitando câimbras, pernas pesadas, inchaços e varizes. 
     Além, das posturas psicofísicas, há também os exercícios respiratórios (Pranayamas), o simples ato de respirar conscientemente exerce uma influência no corpo oxigenando não apenas a mãe, mas também o bebê, absorvendo energia vital e trazendo sensação de bem-estar. O que, além disso, a gestante reaprende a respirar, trazendo controle emocional e tranqüilidade o que lhe ajudará na hora do parto.
     Com o crescimento da barriga e dos seios, começam-se as queixas, principalmente se a mulher é sedentária, pois ela começa a andar com o bumbum empinado e as pernas mais afastadas para conseguir se equilibrar. Ocasionando as dores nas costas, mais especificamente na lombar, surgindo o problema conhecido como lordose da grávida. Portanto é importante exercitar esta região do corpo com alongamentos e abertura. As práticas do yoga ajudam a ter uma boa postura fisicamente como também energeticamente, pois é pela coluna que corre a energia chamada Kundalini, que está adormecida no primeiro chacra, (na base da coluna), e trabalhando as posturas esta energia vai sendo distribuída por todo o corpo, trazendo um bem-estar.
     Outra área muito importante na gravidez é o assoalho pélvico, que deve ser muito bem preparado, pois o fortalecimento desta região através das posturas de yoga irá sustentar todo o peso durante a gravidez e é por onde o bebê nasce. Com o fortalecimento do assoalho pélvico os benefícios apareceram antes, durante e depois do parto, não correndo riscos de incontinência urinária, durante o 3º trimestre. Com esta região bem formulada ajuda no momento do parto para se estender permitindo a passagem do bebê, evitando rompimentos do períneo e a necessidade de episiotomia (corte cirúrgico no períneo), facilitando o nascimento. E após o parto, este assoalho pélvico voltará mais facilmente para o lugar, e fortalecido.
     É através das aulas de yoga que a mãe consegue parar sua agitação do dia-a-dia, e se concentrar em seu bebê. Durante os momentos de relaxamento da prática a gestante pode conversar com o bebê lhe transmitindo segurança e o quanto ele é bem vindo, já que ele sente todas as emoções e vibrações da mãe. É desta maneira que a gestante entra em contato mais íntimo com seu bebê, lhe passando vibrações positivas e assim freando seu ritmo voltando à atenção somente para seu filho.
     Nesta fase os hormônios estão atuando deixando a grávida em extrema sensibilidade. O yoga ajuda a canalizar as emoções excessivas para a sua auto percepção, proporcionando equilíbrio interno, se o seu estado é de tensão, ela começa a relaxar, ficando bem-humorada e mais tranqüila.
     O yoga fortalece não só o assoalho pélvico, como também todo o corpo, que será preciso na hora do parto, a elasticidade das pernas – fundamental para o parto de cócoras. E se for preciso fazer cesariana irá para o centro cirúrgico com mais controle de suas emoções. Com as posturas e respirações diafragmáticas a gestante se recupera com mais facilidade no pós-parto, pois sua musculatura da parede abdominal ajuda a barriga a voltar ao lugar com mais facilidade.
     O yoga é aconselhável para todas as gestantes que queiram ter um bom parto e a se recuperar da melhor maneira possível. É aconselhável a praticar após o término do 1º trimestre e que não apresentem contra-indicações, como sangramentos e risco de aborto, e com o aval de seu médico. Quanto mais cedo se praticar mais cedo irá receber os benefícios do yoga, proporcionando uma gestação, um parto e um pós-parto mais tranqüilo e saudável.

Benefícios alcançados:
• Há um aumento nos níveis de energia, com conseqüente bem estar e diminuição da fadiga exagerada, tanto na gestação, quanto no parto e pós-parto;
• O livre fluxo da corrente sanguínea permite a chegada de mais oxigênio às células, o que diminui as câimbras;
• Trabalha muito com a coluna (melhora a postura, ajuda a eliminar azia, falta de ar e dores na região lombar);
• Ensina a reconhecer os diferentes tipos de respiração, preparando a gestante para o trabalho de parto;
• Ensina diversas posições a serem adotadas nos períodos de dilatação e expulsão.

Mudanças decorrentes da prática:
No mental: As posturas são realizadas em conexão com a respiração que faz a ligação entre corpo e mente. Ampliando-se a habilidade de focar a atenção sobre o objetivo a ser atingido criando base para o fortalecimento da força de vontade, bem como para as difíceis mudanças de hábito.

No emocional: A quietude e a auto-observação vão produzindo, na gestante, oportunidades de perceber de forma nova as situações da vida, bem como de descobrir novas maneiras de lidar com as próprias dificuldades emocionais.

No espiritual: As diversas práticas de relaxamento podem lhe trazer benefícios espirituais. O nascimento do filho pode ser vivido como uma das mais profundas experiências espirituais da vida.

     O Hatha Yoga só traz benefícios à saúde da mulher e de seu filho, de maneira alguma prejudica a gestação; mas, é muito importante que os exercícios sejam feitos com o acompanhamento de uma pessoa especializada, e liberação de seu médico.

Direitos das Gestantes, segundo o Ministério da Saúde:
  • Presença do companheiro ou alguém da família para acompanhar o parto, dando segurança e apoio;
  • Receber as orientações necessárias, passo a passo, sobre o parto e os procedimentos que serão adotados, com a mulher e o bebê. A mulher bem informada faz melhor a sua parte, ajuda mais;
  • Liberdade de movimentos durante o trabalho de parto. A mulher pode caminhar sem restrições;
  • Escolha da posição mais confortável para o parto;
  • Relaxamento para aliviar a dor. Pode ser massagem, banho morno ou qualquer forma de relaxamento conveniente para a mulher;
  • Parto seguro, sem muitos procedimentos, pois podem até atrapalhar em vez de ajudar. É importante verificar sempre as contrações e escutar o coração do bebê;
  • Contato imediato com o bebê logo que nasce. Muito importante para a mãe e o filho;
  • Alojamento conjunto, para que o bebê fique o tempo todo perto da mãe, recebendo carinho e atenção;
  • A mulher deve ser respeitada, e ser atendida em suas necessidades. 
À Grande Mãe Divina!

♫ OM ASATO MA SAD GAMAYA
TAMSO MA JYOTIR GAMAYA
MRITYOR MA AMRATAM GAMAYA ♫
(Oh Senhor! Guia-me do irreal para o real, da escuridão para a luz, da morte para a imortalidade). 

Fonte:
FADYNHA. Yoga para Gestantes – Método Personalizado. São Paulo: Ground, 2005.

Um comentário:

  1. Ola Eliane,
    Pesquisando sobre Yoga para gestantes encontrei seu Blog, que muito me encantou !!
    Também sou professora de Yoga e faço um trabalho com gestantes. Parabéns pelos textos e pela qualidade do Blog!!
    Namasté
    Juliana - Sutra

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...