terça-feira, 5 de janeiro de 2010

UTTHITA TRIKONASANA - Postura do Triângulo Estendido

Parte de Tadasana, com o peso do corpo igual nas duas pernas, repousando no centro dos arcos dos pés. Afaste os pés, que a princípio devem estar alinhados e apontados para frente. Inspire elevando os braços na altura dos ombros, estendendo os braços a partir das escápulas. Vire o pé direito na direção do esquerdo - 15º, então, gire o pé esquerdo num ângulo de 90º para a esquerda. (Para manter o equilíbrio nesta postura girar sempre o pé direito e depois o esquerdo a 90º). Expire e flexione o tronco lateralmente pela esquerda. Apoiando a mão esquerda no chão, com o peso do corpo sobre o calcanhar esquerdo e não na mão. Alinhe o braço direito com os ombros e com o braço esquerdo. Você pode olhar para a mão direita ou olhar para frente, sem tensionar o pescoço. Numa inspiração retorna com a força das pernas e vá para o outro lado.
     Benefícios: melhora a respiração pela abertura torácica; previnem deformações na coluna como lordose, cifose e escoliose; acalma o sistema nervoso; indicado para casos de taquicardia; ativa movimentos peristálticos do intestino; acalma dores na região lombar; aconselhado para pessoas hipertensas; alivia dores nas costas e torcicolos; corrige o alinhamento dos ombros; fortalece os tornozelos.
     Contra-indicação: deformações muito pronunciadas, na coluna como lordose, hérnia de disco, problemas como artrose do quadril e artrite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...