terça-feira, 5 de janeiro de 2010

TADASANA - Postura da Montanha

Tadasana é uma postura em que se fica firme e ereto, como uma montanha. É a posição ereta básica. Ficar em pé, com os pés juntos, tocando os calcanhares e os grandes artelhos. Estender todos os artelhos no chão, é o que tras estabilidade. Contraia os joelhos e faça subir as rótulas, contraia os músculos da parte superior das coxas. Ponha o peito para frente, fique de coluna estendida e pescoço reto. Não apóie todo o peso do corpo nos calcanhares ou nos artelhos, mas distribua-o regularmente por ambos. Braços paralelos ao corpo, com dedos juntos e apontados para baixo.
     Para Iyengar, Tadasana é a postura chave para a compreensão do equilíbrio e alinhamento perfeito do corpo. Para se estar em pé, exige muita concentração, percepção para movimentos sutis e na realidade está se executando uma postura muito ativa apesar de se estar parado.
     Puxe o abdômen para dentro e para cima e contraia o cóccix, sem empurrar as coxas para frente, manter os ombros afastados das orelhas. É normal ter alguma curvatura na área lombar (base das costas). Respiração livre e erguer suavemente os músculos da base pélvica.
     Benefícios: melhoram a respiração, a postura em geral, no funcionamento do sistema circulatório, o tônus postural, a consciência postural, e criação do espaço entre as articulações; atua eficazmente na asma; equilibra o sistema endócrino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...