terça-feira, 5 de janeiro de 2010

SALAMBA SARVANGASANA – Postura de Inversão sobre os ombros

Deitado em decúbito dorsal, com pernas retas no chão, mãos tocando o solo ao lado do corpo. Inspire erguendo as pernas, e em um único movimento eleve os quadris do chão, colocando as mãos na região dorsal. As mãos devem dar suporte para a região posterior do tórax, assim a coluna se alinha até que o queixo seja comprimido de encontro ao peito. Pernas retas e unidas. Cotovelos alinham-se com os ombros, permanecendo assim com o corpo reto, verticalmente. Para retornar, exale colocando as mãos no chão dobre as pernas descendo devagar esticando as pernas ao chão novamente.
     Os benefícios deste asana favorecem uma irrigação intensa na esfera cerebral, melhorando a memória, a concentração e a vitalidade das células neuronais. Aumentam a produção de hormônios das glândulas pituitária e pineal, responsáveis pelo rejuvenescimento e bem-estar corporal. Aumenta a tonificação da tireóide e paratireóide, com a função do metabolismo do cálcio e iodo. Retarda as rugas. Estimula o retorno venoso do sangue, corrigindo problemas de circulação, e prevenindo problemas cardíacos e derrame cerebral. Acalma o sistema nervoso. Ajuda a tratar hemorróidas e hérnias. Reduz cistos uterinos. Reduz o fluxo menstrual se praticado regularmente. 
     Contra indicado para hipertensos, cardíacos, inflamações nas vértebras cervicais, hérnia de hiato, glaucoma e período menstrual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...