sexta-feira, 27 de novembro de 2009

FIBROMIALGIA

É uma síndrome geralmente associada com dores musculares, fadiga, falta de sono reparador, confusão mental, dores nervosas, irritação intestinal e outros sintomas. O sintoma predominante é a fadiga com ou sem dor. Dores com no mínimo seis meses de duração com causa não-identificável. Dores nos quatro quadrantes do corpo (em cima, embaixo, lado esquerdo e direito). Se não for nos quatro quadrantes, então pode ser chamada “síndrome da dor miofacial” e pode ou não progredir para fibromialgia. Dores no mínimo em onze dos dezoito pontos sensíveis.
CAUSA
A causa e os mecanismos que provocam fibromialgia não estão perfeitamente esclarecidos. Existe tanto o fator genético quanto o fator do estilo de vida. Não há nenhuma evidência concreta de que possa ser transmitida nem se verifica maior prevalência em familiares. Principais teorias:
  • Um desequilíbrio no sistema nervoso.
  • Um defeito genético ou adquirido no metabolismo do fosfato.
  • Um defeito no hormônio da tireóide (T3 e T4).
  • Um modelo metabólico, o qual envolve genética, nutrição, disfunção do sistema imunológico (hipo e hiper-reativo) e metabolismo do carboidrato.
  • Um modelo energético, envolvendo emoções.

Os pacientes sentem intensa fadiga crônica, mas, acima de tudo, têm a garganta dolorida, as glândulas inchadas e febres. Sofrem de dores por todo o corpo. Partilham da mesma causa comum – o estresse oxidativo que é o dano celular causado por radicais livres.

SINTOMAS DA FIBROMIALGIA
Os sintomas são dores generalizadas (“dói tudo”) dores nas juntas, fadiga, sono superficial e não reparador (desperta mais cansado do que quando deitou à noite). Depressão psíquica. Ansiedade. Dor de cabeça (pode ser enxaqueca). Dormência de mãos e pés. Dor abdominal com períodos de prisão de ventre intercalados com diarréia. Em nenhum momento haverá inflamação ou deformidade nas articulações e os movimentos não estão limitados. Caracteristicamente, os portadores de fibromialgia têm os sintomas por anos sem modificações importantes. Os problemas são dor e fadiga.

A PRATICA YOGATERÁPICA PARA A FIBROMIALGIA
Pessoas com esta enfermidade geralmente se encontram numa batalha entre o corpo e a mente. O yoga dá uma oportunidade essencial para restaurar o equilíbrio, abrindo para uma dimensão mais profunda de si mesmo e explorando o significado da vida e da relação com a saúde e a doença, através de práticas de yoga suave, alongamento, consciência do corpo, respiração, relaxamento profundo e meditação.

Catuspadasana (Postura do Gato)











Darmikasana (Postura da Folha Dobrada)









Setubandhasana (Postura da Ponte)











Pavanamuktasana asana (Postura de Purificação Interior)








Surya Namaskar (Saudação ao Sol)

 











































 




















Chandrasana (Postura da Lua)














Fonte: CHEIKIN, Michael. Fibromialgia e Fadiga Crônica. Tradução de Maria Laura Garcia Packer. No Center for Optimal Health, Pensilvanya (USA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...