quinta-feira, 26 de novembro de 2009

HIPERTENSÃO

Para que o sangue possa circular pelo corpo é necessário que uma bomba (o coração) faça força (pressão) para empurrar este sangue por dentro das artérias. Ao passar dentro das artérias o sangue encontra uma resistência provocada pelo atrito. Quanto mais estreita é a artéria, maior a resistência à passagem do sangue. A força do coração para bombear o sangue é chamada de pressão máxima, ou sistolica. A resistência que a artéria oferece à passagem do sangue é chamada de pressão mínima, ou diastólica. A pressão máxima tem que ser sempre maior que a mínima, para que o sangue possa circular. A hipertensão arterial, ou pressão alta, tem sua origem no estreitamento do calibre da artéria, o que obriga o coração a também aumentar sua pressão, para poder empurrar o sangue por dentro das artérias estreitadas. Não se conhece até hoje, o motivo pelo quais as artérias ficam mais finas. É possível que seja hereditária, quando há muitos casos numa só família. As pessoas de vida muito agitada, indivíduos tensos, obesos podem apresentar uma predisposição á hipertensão.
Os remédios para pressão alta têm a finalidade de dilatar as artérias, fazendo com que ela volte para seu calibre normal. O portador desse mal deve trazer a pressão sempre sob controle. Como controle reduzir o peso corporal praticar exercícios físicos, eliminar cigarro, bebidas alcoólicas, produtos químicos da alimentação e evitar alimentos com muito sal e gorduras.

TÉCNICAS DO HATHA-YOGA PARA AMENIZAR OS SINTOMAS
Savasana (Postura do Cadáver)

Deite-se de costas (decúbito dorsal), afaste os braços sobre o chão mantendo as palmas viradas para cima ; afaste de leve entre si as pernas ao deixar os pés cairem lateralmente para fora. Relaxe. Ao desfazer o ásana, se movimente lenta e gradativamente, se espreguice, se estique fazendo as movimentos qµe o seu corpo precise para despertar.

Paschimottanasana (Postura da Pinça)
Sente-se e estique à frente as pernas unidas mantendo o tronco ereto. Inspire elevando os braços. Mantendo sempre as pernas perfeitamente esticadas (a parte posterior dos joelhos deve ficar em contato com o chão), expire descendo e tracionando ao mesmo tempo o tronco à frente. Segure com as mãos os pés (ou os tornozelos ou as canelas, conforme sua possibilidade) e leve o queixo ao peito. Permaneça na posição de olhos fechados respirando lenta e ritmicamente.



Ardha Matsyendrasana (Postura do Sábio)

 

Sente-se e estique à frente, as pernas unidas mantendo o tronco ereto. A perna esquerda cruza por cima a perna direita; a mão esquerda apóia-se atrás sobre o chão; o braço direito envolve o joelho dobrado. Espirando, torça o tronco para o lado esquerdo, virando a cabeça para trás. Mantenha-se de olhos fechados. Retorne inspirando quando precisar. Repita para o outro lado.


Vriksasana (Postura da Árvore)

 

Coloque-se em pé, com os braços ao longo do corpo e os pés unidos. Fixe um ponto no horizonte. Inspire subindo e apoiando a planta do pé direito à parte interna da coxa esquerda, para isso, caso precise, utilize o auxílio da mão segurando o pé. Mãos unidas em frente ao peito, na próxima inspiração elevar braços ao alto, permaneça alguns instantes sem bloquear a respiraçao, tracione progressivamente os braços para o alto, como se quisesse encostar as pontas dos dedos das mãos no teto. Permaneça o tempo que lhe for confortável. Expirando, desça as mãos em frente ao peito; mantenha os antebraços paralelos ao chão, desfazendo e repetindo para o outro lado.
Respiração Abdominal
Em pé, sentado ou deitado. Consciência dirigida para a região do umbigo. Com a expiração, encolhemos a parede abdominal. Em seguida, pelo nariz, inspiramos devagar o ar, ao mesmo tempo em que relaxamos o diafragma. A parede abdominal arqueia-se para fora, enchendo-se de ar a parte inferior dos pulmões. Expiração: a parede abdominal encolhe-se com firmeza, expelindo o ar dos pulmões pelo nariz. Na respiração abdominal, só os lobos inferiores dos pulmões se enchem de ar e, só o abdome executa um movimento ondulatório, ao passo que o peito permanece imóvel.
Fonte: FERNANDES, Nilda. Yoga Terapia: O caminho da Saúde Física e Mental. 3ª ed, São Paulo: Ground, 1992. SPARROWE, Linda. O Livro de Yoga e Saúde para a Mulher. São Paulo: Pensamento, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...