sexta-feira, 27 de novembro de 2009

ANSIEDADE

Ansiedade é sentimento ou uma emoção de medo, de apreensão, e de desastre iminente, porém não é incapacitante. A origem da Ansiedade pode ser genética, ou seja, a pessoa herda de seus ancestrais uma pré-disposição para ter estes sintomas. Nestes casos as manifestações podem ser bastante precoces, sendo a pessoa desde cedo uma criança agitada, muitas vezes hiperativa, que chora com facilidade e às vezes possuí até dificuldade de dormir. A ansiedade precoce também pode se manifestar através da avidez de mamar e numa postura mais teimosa e possessiva ainda como criança. Uma infância carente e problemática onde as dificuldades dos pais, mas principalmente da mãe de passar afeto e suprir as carências afetivas da criança, vão fazendo com que ela vá se sentindo insegura e exposta e vá gravando e condicionando um sentimento de que coisas ruins e sensações negativas podem acontecer a qualquer momento. Outra característica é a dificuldade de incorporar fatos e intercorrências novas ou desconhecidas. O velho ou conhecido sempre traz a sensação de segurança e controle e o novo por sua vez tem a capacidade de potencializar a sensação de medo no sentido de que algo ruim ou perigoso pode vir a acontecer. É mais ou menos assim, “Tudo que vem de mim é seguro e tudo que vem de fora e não está sob controle é perigoso".

Traumas de infância, grandes sustos, perdas afetivas ou mesmo materiais também podem desencadear quadros ansiosos importantes, mas não chegariam a ser causas específicas A tentativa de se livrar deste mundo de sensações e sentimentos, que tenha características desequilibradas, desajustadas são responsáveis por caracterizar a Ansiedade. A Ansiedade não deixa de ser uma emoção, natural do ser humano, que corresponde a uma reação psíquica e física a uma situação de conflito ou estresse. Na reação normal que chamamos de fisiológica, o indivíduo tem uma série de modificações corporais como aumento da freqüência cardíaca, da respiração, mudança do fluxo sanguíneo para os músculos em detrimento das vísceras, fica mais alerta e focado em sua percepção, ou seja, uma reação para que o indivíduo reaja a esta situação de tensão e conflito com duas possibilidades fuga ou luta. A ansiedade assim é fundamental para a sobrevivência do ser humano. Contudo, com a evolução do ser humano, e o surgimento de várias novas situações de tensão e perigos a Ansiedade pode passar a ser crônica e contínua. As alterações orgânicas antes benéficas passam a ser maléfica, com repercussões nos órgãos vitais. O indivíduo ansioso crônico assim como o deprimido, tem um risco muito maior de desenvolver doenças cardíacas, metabólicas, imunológicas entre outras. Esta Ansiedade crônica passa então a ser doentia ou patológica. Na década de 80 foi criado um conceito de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), através da 3º edição da classificação de doenças mentais da Associação Americana de Psiquiatria (DSM-III). Nesta todo indivíduo que apresentar Ansiedade na forma de preocupação excessiva em vários aspectos e circunstâncias da vida, na maior parte dos dias, e por um período maior do que 6 meses, e que não consiga controlar esta Ansiedade e que apresente ao menos 3 de uma série de sintomas somáticos da Ansiedade tais como: taquicardia; falta de ar; sudorese; tremores; alterações intestinais; tensão muscular; impaciência; sono agitado; humor oscilante; dificuldade em lidar com o Stress; aumento das secreções (urinárias e fecais); cefaléia (dor de cabeça); inquietação motora; sensações de angustia (aperto no peito ou na garganta); mal estar generalizado; pessoa com dificuldade em ficar parada; às vezes rói as unhas; puxa o cabelo; precisa ficar mexendo em algo; permanece balançando pernas e braços; também podem caracterizar pessoas muito falantes (compulsão para falar) e muita dificuldade de ouvir, (absorver e entender); se pelo menos 3 desses sintomas forem crônicos a pessoa receberá o diagnóstico de TAG. Em geral este quadro dura anos, e não melhoram espontaneamente. Não é incomum pelo sofrimento e desgaste que causam na pessoa, que outros quadros psiquiátricos se associem ao TAG.

O TAG é extremamente freqüente um estudo norte-americano (National Comorbidity Survey) encontrou que ¼ das pessoas terão ansiedade patológica no decorrer de suas vidas. O TAG pode ter ótimos resultados quando tratado adequadamente. Além do tratamento com medicações para Ansiedade as Psicoterapias também são indicadas. O indivíduo deve também procurar fazer modificações na sua maneira de lidar com o estresse, aprender técnicas de relaxamento e autocontrole. Como um meio auxiliar para amenizar e controlar os distúrbios da Ansiedade a Yoga é uma prática bastante benéfica, já que trabalha o corpo a mente e o espírito, visando a sua completa harmonização.

A pessoa ansiosa normalmente apresenta uma respiração ofegante, e com a prática de Yoga aprende a respirar num ritmo adequado, e com a Meditação é possível acalmar a mente.

Porém Yoga não promete milagres, pois é uma Filosofia de Vida, onde é necessária uma atitude mental, um comprometimento em fazer mudanças nos hábitos a fim de se almejar uma vida mais saudável, física e orgânica, porque Yoga pode sim proporcionar maior flexibilidade, melhorar a capacidade respiratória, aumentar a força, proporcionando uma mente mais tranqüila, mais centrada, e como resultado uma sensação de bem estar virá como conseqüência da prática.

Algumas posturas de Yoga (Ásanas) são particularmente indicadas para situações de Ansiedade, e a Meditação tem a capacidade de acalmar a mente, e os Pranayamas, uma modificação nos hábitos errôneos respiratórios, assim como a Nível Energético os Chacras (pontos energéticos) se equilibram.

São muitos os benefícios da prática de Hatha Yoga, na modalidade de Yogaterapia, e a prática orientada por um professor capacitado, pode ser um excelente auxílio para aliviar as aflições de uma pessoa que está passando por problemas de Ansiedade, não substituindo os tratamentos convencionais, porém auxiliando para uma melhor qualidade de vida.

YOGA PARA ANSIEDADE

Tadasana - Postura da Montanha















Vrksasana - Postura da Árvore

Paschimottanasana - Postura da Pinça














Bhujangasana - Postura da Cobra

 









 Dharmikasana - Postura da Folha Dobrada



Adho Mukha Svanasana - Postura do Cão Olhando para Baixo












Stambhasana - Postura da Pilastra



Matsyasana - Postura do Peixe







Savasana - Postura de Repouso Profundo ou Postura do Cadáver

 


Fonte: Beil, Angélica. Apostilas de Técnicas de Yoga, fornecidas como material de apoio no Curso de Yogaterapia da FIES. Curitiba, 2006. BLAY, Antonio. Fundamentos e Técnica do Hatha Yoga. São Paulo: Loyola, 2004. FERNANDES, Nilda. Yoga terapia: O caminho da saúde física e mental. São Paulo: Groud, 1994. MIRANDA, Caio. Hatha Yoga: a ciência da saúde perfeita. Rio de Janeiro: Freitas bastos, 1962. THOMPSON, Gerry Maguire. Meditação Palavra Básica. São Paulo: Vitória Régia, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...