sexta-feira, 27 de novembro de 2009

ENXAQUECA

São crises de dor de cabeça de intensidade moderada/grave, geralmente unilaterais, latejantes e habitualmente acompanhadas de náuseas, vômitos, intolerância à claridade, barulho e cheiro. Apresentam uma prevalência de 16% nas mulheres e de 6 % dos homens. São mais freqüentes nas mulheres, tendo seu início na puberdade e se estendem habitualmente por toda vida fértil. Podem apresentar grande melhora durante as gestações e após a menopausa. A crise tem freqüência variável, duram por horas ou até dias, podendo alcançar num percentual razoável de pacientes uma freqüência diária ou quase que diária. Alguns pacientes antes das crises apresentam alterações visuais (visão embaçada, luzes coloridas ou até perda parcial da visão). Estas alterações geralmente precedem as crises e duram por cerca de 30 minutos. As crises podem ou não ter fatores desencadeantes tais como: dormir muito, dormir pouco, dormir fora de hora, determinados alimentos, cheiros fortes, ciclo menstrual, exposição ao sol, esforço físico e bebida alcoólica e stress emocional, dentre outros. Estes fatores devem ser particularizados para cada paciente.


COMO A YOGA PODE AJUDAR
Praticar yoga regulamente alivia as dores de cabeça por tensão e diminui a freqüência e a intensidade das enxaquecas. Obviamente ,como muitas dores de cabeça parecem ser provocadas pelo stress, uma sessão diária de yoga é a receita perfeita para liberar a tensão represada, prevenir e aliviar a dor.


Tadasana - Postura da Montanha
















Uttanasana - Postura de Intenso Estiramento Posterior
















Darmikasana - Postura da Folha Dobrada





 



Setubandhasana - Postura da Ponte









 




Stambasana - Postura da Pilastra














RELAXAMENTO: Yoga Nidra. Exercícios Psicossomáticos e de Rejuvenescimento. São relaxamentos dirigidos progressivos, para que a pessoa libere gradualmente as tensões.

Fontes: FEERNANDES, Nilda. Yoga terapia – o caminho da saúde física e mental. São Paulo: Ground. 1994. SPARROWE, L. Livro de Yoga E Saúde Para A Mulher, O. São Paulo pensamento. 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...