sexta-feira, 27 de novembro de 2009

DEPRESSÃO

Depressão é um distúrbio que se caracteriza por uma tristeza, esgotamento, uma sensação geral de cansaço, fraqueza, falta de apetite e uma forte ansiedade. Os pacientes deprimidos perdem o interesse por tudo em sua volta, não têm disposição para nada, muitas vezes não procuram ajuda, pensando não poderem melhorar. A depressão é uma síndrome neurótica, que se desencadeia em resposta a alguma circunstância ou mesmo em função de um problema que não se tem como resolver. Este último é o tipo mais brando de depressão.

CAUSAS
As pessoas que já experimentaram períodos de depressão relatam um acontecimento estressante como o fator precipitante da doença. A perda recente de uma pessoa amada é o fato mais citado, mas todas as grandes perdas (e mesmo as pequenas) causam um certo pesar. Alguns fatores genéticos ou biológicos podem explicar a maior vulnerabilidade de certas pessoas. A existência ou a ausência de uma forte malha social ou familiar também influenciam – positiva ou negativamente – na recuperação. Alterações nos níveis de neurotransmissores (principalmente serotonina, acetilcolina, dopamina, epinefrina e norepinefrina) relacionam-se à susceptibilidade para depressão. Alguns hormônios também podem ter um papel importante – ainda que isto não esteja muito claro. Ainda, atrofias em certas áreas do cérebro (particularmente no lobo pré-frontal) responsáveis pelo controle das emoções e produção de serotonina são responsáveis por distúrbios depressivos importantes. Medicamentos como betabloqueadores, corticosteróides, anti-histamínicos, analgésicos e antiparkinsonianos podem causar depressão, bem como a retirada de qualquer medicação utilizada a longo prazo.


TRATAMENTO
O tratamento do depressivo com Yoga é muito difícil, dadas as implicações de natureza variada. Em primeiro lugar, deve-se obter a confiança do deprimido para que ele possa mudar de atitude, principalmente o negativismo em que eles caem. As pessoas deprimidas têm falta absoluta de vontade de fazer qualquer coisa, incluindo Yoga, razão por que se deve ser feito um trabalho individual. Ao quadro depressivo, além do que já foi exposto, pode-se acrescentar dores de cabeça, apatia e falta de confiança em si.
O que se deve fazer: Pesquisar a causa; Classificar dentro do quadro psicológico (com auxílio de médico); Programar o trabalho de Yoga; Observar os problemas secundários. O papel do Yoga se atem mais ao sentido preventivo e de ajuda ao depressivo. As posturas em pé são as mais indicadas, mantendo-se na posição o mais tempo possível. Trabalhar bastante a respiração, principalmente a expiração, que deve ser bem alongada.


Os Asanas e Pranayamas devem ser variados, não deixar cair em rotina. Cada sessão de Yoga deve ser uma novidade agradável, para ativar o interesse do depressivo. Trabalhar bastante o Kapalabhati, com o objetivo principal de ativar a mente e o corpo. Os Asanas devem ser feitos em movimentos dinâmicos, entremeados de pequenos “relax”. Pode-se usar pequenos sons na expiração, como por exemplo, A, E longos e mesmo o OM. Enfim, tudo o que se puder fazer com a parte física ajudará bastante o depressivo.


Técnicas de Hatha Yoga indicadas para atenuar a depressão:



Kapalabhati: o kapalabhati é um exercício purificador. Sua finalidade é a limpeza completa das narinas, assim como o resto do aparelho respiratório. O kapalabhati acelera a circulação do sangue e melhora sua qualidade, com o que se consegue uma varrida geral das impurezas do organismo carregadas pelo sangue venoso. Ao mesmo tempo, limpa-se de mucosidades ou de aderências estranhas todo o conduto respiratório, desde as fossas nasais até os alvéolos pulmonares.


Trikonasana















Uttanasana













Ardha-Matsyendrasana













Viparita Karani















Fontes: FERNANDES, N. Yogaterapia – o caminho da saúde física e mental. 4ª ed, Ground, 1991.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...