sexta-feira, 27 de novembro de 2009

CORAÇÃO

O coração é um órgão muscular, contendo duas bombas, onde cada uma tem duas câmaras, um átrio em cima e um ventrículo embaixo. Divide-se em miocárdio, pericárdio e endocárdio. Localiza-se no centro do tórax e impulsiona o sangue através de contrações (diástole) dilatações (sístole).

O Sistema Circulatório pode ser subdividido em três unidades funcionais:
1 circulação sistêmica (grande); 2. circulação pulmonar (pequena) e 3. circulação cerebral.
As artérias conduzem o sangue do coração para a periferia sob pressão relativamente alta, enquanto que as veias retornam o sangue dos órgãos para o coração sob baixa pressão.

As doenças cardiovasculares abrangem todos os problemas relativos ao coração e aos vasos sanguíneos.
As principais são as seguintes:

  • Arteriosclerose: Endurecimento das artérias diminuindo o fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco, provocando derrame;
  • Angina: Dores no peito, indicando agravamento de doenças coronárias;
  • Enfarto do miocárdio: ocorre quando um vaso que leva sangue ao coração fica totalmente bloqueado;
  • Arritmia: batimentos irregulares;
  • Outras doenças: Infecções, febre reumáticas, doenças hereditárias, pressão alta, colesterol alto.

As principais causas das doenças cardíacas estão relacionadas com problemas emocionais, espirituais e fisiológicas. Pesquisas indicam que o efeito do stress emocional, do isolamento, da baixa auto-estima tem influência nas doenças cardíacas. O instituto de medicina preventiva de Dean Ornish em Sausalito, Califórnia, diz que a função cardíaca é uma metáfora da necessidade de equilíbrio entre dar e receber. Mulheres e homens que mantiveram ligações sociais têm na velhice uma incidência menor de doenças cardíacas e de disfunções imunológicas. Nischala Devi escritora, e pesquisadora, diz que as mulheres que tem um sofrimento emocional ou psíquico, tende a se fechar, e fechar o coração. Isso por sua vez, faz com que o corpo emocional se contraia, aumentando ainda mais o sofrimento.

TÉCNICAS DO HATHA YOGA PARA AJUDAR NO TRATAMENTO DAS DOENÇAS DO CORAÇÃO

Se a doença cardíaca é uma sinfonia discordante entre múltiplos participante indicadores físicos, emoções negativas e falta de conexão espiritual, haverá melhor maestro do que o Yoga? As posturas físicas, a respiração meditativa, o serviço à comunidade trabalham em conjunto para proporcionar um ambiente saudável para o coração. No nível físico os Asanas e os Pranayamas ajudam equilibrar o sistema nervoso autônomo e tem um efeito benéfico sobre a pressão sangüínea. O yoga ajuda o corpo anular os efeitos do stress sobre o coração e sobre o sistema imunológico e endócrino.

Savasana - Postura do Cadáver












Uttanasana - Postura de Intenso Estiramento Posterior














Adho Mukha Svanasana - Postura do Cão Olhando para Baixo













Dharmikasana - Postura da Folha Dobrada










Paschimottanasana - Postura da Pinça













Supta Badha Konasana  









Pranayama: Nadi Sodhana (sem retenções)












Fontes: SPARROWE, LINDA. Yoga e Saúde para a Mulher. ed. São Paulo: Pensamento, 2002. Lütjen – Drecoll Rohen. Atlas de Anatomia. ed. São Paulo: Manole, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...