segunda-feira, 13 de abril de 2015

Como devo me sentir após uma Aula de Yoga?

Segundo Rafael J. Kraisch: não há nenhuma resposta certeira sobre o que ou como você se sentirá após uma aula de yoga. Bem, yoga não é uma equação matemática onde você alcança um resultado definido – e cada um tem seu próprio mundo e suas próprias conclusões.
 
Mas vou me esforçar em descrever quais são as percepções mais comuns que meus alunos compartilham após uma aula (e que os fazem querer continuar voltando!). Talvez, você sinta o mesmo, mas nunca teve coragem de compartilhar ou simplesmente nunca tenha notado.
 
1. Consciência ampliada: treinamos a focalização do corpo, da respiração e da mente, de uma maneira completamente intensa e ativa. Com isso, a percepção de quem somos, das coisas ao nosso redor ou do próprio tempo fica mais refinada, como se realmente enxergássemos ou ouvíssemos melhor.
 
2. Gratidão: como citei, o yoga melhora a nossa percepção e nos torna mais conscientes dos nossos ambientes “interno e externo”. Assim, começamos a perceber e apreciar aquilo que nós temos na vida, só que nunca havíamos percebido. A vida já nos deu tantas coisas! Quando finalmente paramos para pensar, o coração fica mais leve e feliz.
 
3. Positividade: o simples fato de mexer o corpo libera endorfinas – os hormônios do prazer – que nos deixam mais felizes e tranquilos. No yoga, além dessa liberação de hormônios, desenvolvemos um espírito de luta, aquele desejo de levantar e avançar, mesmo que tudo pareça desmoronar.
 
4. Vitalidade: o yoga aumenta a circulação sanguínea, a capacidade pulmonar, a liberação dos hormônios do prazer, dentre outros. Isto é o que consideramos ser o aumento da vitalidade, o segredo da juventude de tantos yogis e yoginis do passado.

5. Clareza: o acúmulo e correria de nossas atividades diárias cria uma “nuvem” de emoções e pensamentos que nos impedem de pensar e “ver com clareza” aquilo que estamos fazendo em nossa vida. Quando praticamos yoga desenvolvemos um “pensamento de perspectiva”, isto é, conseguimos parar para ver e analisar aquilo que é realmente importante e decidir com clareza.

6. Trabalho Muscular: esta é uma das principais razões pela busca do yoga. Numa prática você trabalhará equilibradamente todo o seu corpo, gerando uma força única e que dificilmente é trabalhada nos métodos tradicionais de desenvolvimento corporal.
 
7. Desintoxicação: o trabalho de esticar e comprimir, amplamente utilizado no yoga, ajuda na desintoxicação e recuperação muscular, além de estimular o sistema linfático.
 
8. Fadiga Prazerosa: sim! Quando você faz uma prática intensa, como as que o Inspire Yoga é perito em ensinar, os músculos são extensamente e intensamente trabalhados. Mas, o coração não fica superacelerado, o que não gera aquela sensação comum de cansaço após uma longa corrida, por exemplo. No yoga, você sentirá os músculos serem profundamente trabalhados, mas após a prática, com um profundo sentimento de leveza e prazer.

9. Desafio: tudo no yoga é para nos tirar da zona de conforto. O crescimento não vem da letargia, mas do movimento contínuo e firme.

10. Amor: no yoga aprendemos a valorizar aquilo que temos. Aprendemos a valorizar nossas relações, nossas amizades, nosso corpo, do jeitinho que ele é. Como resultado, aprendemos a ver um mundo com mais carinho, respeito e amor.

 
Estas são as principais razões pelas quais meus alunos mantém sua prática.
E para você, o que acontece?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...