sábado, 25 de maio de 2013

YOGA

A palavra Yoga deriva da raiz sânscrita Yuj, que significa jungir, atar, reunir, ligar, dirigir. Significa também União ou Comunhão. A interpretação destes termos deve ser feita em todos os aspectos da personalidade humana, do mais simples ao mais amplo, ou seja, a união da criatura com o Criador, da parte com o “Todo”, ou mesmo, “o caminho de volta”.
As primeiras referências sobre essa filosofia milenar aparecem nos vedas, os textos sagrados do hinduísmo – estudiosos datam por volta de 5000 a.C. – aproximadamente no século II a.C. Patanjali sistematizou o conhecimento do Yoga através da sua grande obra, o Yoga Sutra um estudo composto de 195 aforismos ou Sutras, sintetizando a essência da filosofia e prática yogue. Os aforismos distribuem-se em quatro capítulos. E desses profundos estudos originaram-se os principais caminhos ou vias de Yoga.

Os oito passos do Yoga (Ashtanga) do Yoga Sutra de Patanjali:
1. YAMA (observação para com o mundo exterior)
Ahimsa – a prática da não violência.
Satya – a prática da verdade.
Asteya – a prática do não roubar.
Brahmacharya – a prática do autodomínio sobre a sexualidade.
Aparighraha – a prática do não cobiçar.

2. NIYAMA (observação para com o mundo interior.
Saucha – a prática da pureza.
Santosha – a prática do contentamento.
Tapas – a prática da disciplina.
Svadhyaya – a prática do autoestudo.
Iswarapranidhana – a prática da autoentrega.

3. ASANAS – a prática dos exercícios psicofísicos.
4. PRANAYAMAS – a prática dos exercícios respiratórios.
5. PRATYAHARA – a prática do domínio dos sentidos.
6. DHARANA – a prática da concentração mental.
7. DHYANA – a prática da meditação.
8. SAMADHI – a iluminação da consciência.

HATHA YOGA
É das mais antigas Vias do Yoga. Originou-se no Tantra. Toda via ou linha de Yoga tem um mestre sendo Goraksha Nath o Mestre do Hatha Yoga um Mestre Tântrico que fundou a ordem dos Yogues Kanphata.
O termo HÁ se refere á polaridade masculina, Solar. THA é a polaridade feminina, Lunar. O Hatha Yoga visa á harmonização dessas duas polaridades – energia positiva com a negativa. Essas correntes de energia (prana) influenciam na forma que pensamos, sentimos e agimos.
Os principais textos do Hatha Yoga são:
Hatha Yoga Pradipika – escrito pelo sábio Swatmarama, por volta do século XV;
Gheranda Samhita – diálogo do sábio Gheranda com seu discípulo Chandra Kapali;
Shiva Samhita.

Os cinco elementos do Hatha Yoga são:
ASANAS – são posturas psicofísicas que atuam intensamente desde a área muscular, tendões, plexos nervosos e glândulas endócrinas, até órgãos internos, nadis e chakras. Proporcionam um forte estimulo ao equilíbrio funcional dos diversos órgãos e sistemas orgânicos, a limpeza dos nadis e o equilíbrio dos chakras.

PRANAYAMAS – controle do processo respiratório. Prana – alento vital. Ayama – controle.

KRIYAS – são práticas de limpeza e purificação do organismo interno e externamente. Inclui técnicas de purificação das vias respiratórias e dos pulmões, do estômago e intestinos. Desobstruem também os nadis facilitando o fluxo do prana por todo o corpo.

BANDHAS - o termo bandha significa “fecho, atadura, compressão”. Os bandhas normalmente são praticados como uma parte essencial de pranayama na tradição do Hatha Yoga. Alguns deles são, entretanto, praticados independentemente. Os bandhas conectam a corrente da prana a uma região particular ou canalizam as correntes de prana em uma direção particular.

MUDRAS – são gestos realizados com a mão ou com o corpo todo trazendo profundos efeitos energéticos e psíquicos. Agrupam e mobilizam energias vitais e psíquicas podendo assim ampliar a percepção e direcionar o fluxo interno do prana para diversos fins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...