terça-feira, 12 de março de 2013

TRATAKA

É um termo sânscrito, que significa fixar o olhar. É um exercício utilizado no yoga para limpar e tonificar os músculos dos nervos ópticos, assim como descansar á vista. Desenvolve a força de vontade e a intuição e favorece a meditação. Basicamente, os diferentes tipos de tratakas consistem em fixar o olhar em um ponto ou fazer certos movimentos de rotação, alongando músculos e nervos ópticos. Neste sentido, podemos dizer que os tratakas são kriyas (técnicas de purificação, limpeza) feitos com os olhos.

O trataka beneficia a saúde dos olhos, aumenta a força de vontade, desperta a clarividência, estimula o ajna chakra (espaço entre as sobrancelhas) e constitui uma excelente preparação para outras técnicas do yoga.

PESQUISAS:

* Teoria de Helmholtz oftalmologista austríaco, “fixação dos defeitos visuais” considerando os olhos incuráveis (cirurgia ou óculos) defeito no cristalino.

* Aldous Huxley “se os olhos são incapazes de se curarem por si só, então os olhos são diferentes de todos os órgãos do corpo humano, pois em condições favoráveis todos os órgãos são capazes de livrar-se de todos os males”.

* Dr. Bates, oftalmologista americano, (há 30 anos), 6 músculos ciliares ou orbiculares, problemas de visão decorrem de tensão destes músculos. Mestres yogis, o formato do globo ocular, há cura.

* Todo problema visual, exceto supressão do nervo ótico ou do globo ocular, tem cura!

* A perda de visão está diretamente relacionada a perda de movimento.

* 2/3 da população mundial tem visão deficiente.

MOBILIDADE: 16 x cada movimento e 12 s de permanência em cada posição.

Livros recomendados: “Recupere e Conserve seus Olhos” de Mario Sanches. “Como Enxergar Bem sem Óculos” de M. Mateus de Souza.




Fonte: estudo com Professora Karin Tatiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...