sábado, 25 de maio de 2013

PRANAYAMA

A respiração é o processo mais vital do corpo. Ela influencia as atividades de cada célula e, o mais importante, está intimamente relacionada com a performance do cérebro. A respiração promove a queima do oxigênio e da glicose, produzindo a energia que move cada contração muscular, secreção glandular e o próprio processo mental.

Pranayama é o conjunto de técnicas respiratórias que proporciona o domínio e expansão da energia vital, é uma das mais poderosas ferramentas utilizadas pelo Yoga para a transformação da consciência. Esta energia chamada prana, é experienciada através da respiração, e constitui a chave para alcançar uma vida plena e feliz!

Pranayama é definido, como controle respiratório. A palavra é composta de duas raízes: Prana e Ayama. Prana significa energia vital ou força de vida. Mesmo estando relacionado com o ar que nós respiramos, é mais sutil que o ar ou o oxigênio. Portanto, pranayama não deve ser considerado como um mero exercício respiratório para injetar oxigênio extra nos pulmões. Ayama é definido como extensão ou expansão. Assim, a palavra pranayama significa extensão e expansão da dimensão do prana.

Aspectos do pranayama:

* Puraka ou inspiração;
* Antar Kumbhaka ou retenção com ar;
* Rechaka ou expiração;
* Bahir Kumbhaka ou retenção sem ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...