Inspiração é o processo de levar ar para os pulmões realizado pela contração muscular. Tais músculos são o Diafragma e os Intercostais. Quando inpiramos o diafragma desce e os músculos intercostais movem as costelas e o esterno para cima e para a frente. Esses movimentos fazem aumentar o volume do peito e diminuir a pressão dentro dos pulmões. Assim, quando a pressão dentro dos pulmões cai abaixo da pressão atmosférica, o ar de fora entra nos pulmões.
Inspirar faz abrir a parte frontal do corpo. A contração dos músculos intercostais leva o peito a se expandir. O movimento do diafragma para baixo comprime os conteúdos do abdômen para fora. É por isso, que a inalação faz expandir e abrir tanto o peito quanto o abdômen.
A Expiração é o processo pelo qual o ar é expelido dos pulmões. A expiração é normalmente um processo passivo realizado inconscientemente. Quando os músculos responsáveis pela inspiração relaxam, a mola elástica que temos nos pulmões faz o ar sair de dentro deles. Já a contração muscular não é necessária para a expiração, que ocorre naturalmente. Mas quando aprofundamos ou expandimos conscientemente a expiração, os músculos abdominais são contraídos. A contração dos músculos abdominais comprime os conteúdos do abdômen e força o diafragma para cima. Quando o diafragma sobe ele comprime os pulmões e os faz expelir o restante do ar contido neles.
A expiração tende a fazer com que a parte da frente do corpo desça. É o que ocorre com o movimento do peito e do abdômen para dentro. Esse efeito aumenta quando aprofundamos e expandimos conscientemente a expiração, que é o que acontence na prática dos asanas.
Se desejarmos prolongar o efeito da inspiração, podemos prender o ar inspirado por alguns segundos. O mesmo para a expiração. Em resumo, prender a respiração depois da inspiração significa expandi-la e o mesmo significa parar de respirar depois da expiração.
Fonte: A Terapia do Yoga. A.G.Mohan e Indra Mohan.
Olá Eliane!
ResponderExcluirInspirar e expirar; respiração é o sopro de vida!
Tenha uma excelente terça-feira.
Abraços.
“Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jeferson Cardoso)
Convido para que leia e comente “OLGA FAZ IOGA” no http://jefhcardoso.blogspot.com/
olá Jefh, obrigada! Está sua frase do sonho... Caiu perfeitamente, era o que eu precisava ouvir neste momento! muita inspiração e expiração pra vc!
ResponderExcluirAté mais...
Eliane