terça-feira, 26 de abril de 2011

NETI

Lota aparelho de origem indiana, destinado à combater deficiências respiratórias. O Lota é um aparelho feito de cerâmica esmaltada e refratária destinado à higienização nasal. Seu belo design é exclusivo, favorecendo a anatomia e praticidade no uso.

O nome Lota é de origem sânscrita. Neste idioma, todas as palavras terminadas em "a" são masculinas, portanto Lota é um termo masculino e pronuncia-se "o Lôta", com "ô" fechado.

O Lota é usado na Índia desde tempos remotos e a sua prática é chamada de Neti–Kriya. Neti significa guiar e Kriya limpeza.

Benefícios - Tratamento natural para: Rinite, sinusite, resfriados alérgicos, alergias respiratórias, de um modo geral, ronco, apnéia, efeitos da poluição do ar e ar condicionado.

Alem disso, o sal ajuda, a proteger o revestimento da mucosa nasal, bem como manter sua hidratação, tornando-se mais resistente aos agentes alergênicos como fungos e ácaros, remove as placas de bactérias que se alojam na cavidade nasal, melhora a oxigenação cerebral, aumenta a capacidade de concentração e memória.

Esta técnica milenar é absolutamente segura, sem efeitos colaterais, e qualquer pessoa, acima de sete anos de idade que já tenha coordenação motora e entendimento consegue fazer com certa facilidade. O LOTA pode ser usado varias vezes ao dia. A água morna tem função vasodilatadora, o sal (cloreto de sódio) é imprescindível dissociando-se em cloro de sódio, o Cloro age como bactericida e o Sódio como anti-séptico.

COMO USAR

1 – pegue dois copos de água mineral ou filtrada.

2 – aqueça até ficar levemente morna, coloque no LOTA.

3 – adicione ½ colher de café de sal de cozinha na água.

4 – opcional: A água sem o sal irrita a mucosa, causando ardência e ressecamento. Para sinusites, é opcional usar duas gotas de extrato de própolis, e, para rinites alérgicas, duas gotas de limão.

5 – segure firme o LOTA e introduza numa das narinas.

6 – vá inclinando a cabeça para frente e para o lado deixando a boca entreaberta e respire pela boca devagar; esperando que a água saia pelo outro lado.

7 – repita para o outro lado.

8 – em seguida, assoe o nariz vigorosamente varias vezes sem tampar nenhum dos lados.

Como evitar os erros mais comuns:

1. Se você estiver na pia do banheiro não olhe no espelho. Olhe para seu cotovelo que deve estar elevado.

2. Não incline demais a cabeça para o lado, a água pode escorrer para a garganta, não tem problema nenhum, mas não é adequado.

3. Não abra demais a boca para respirar, relaxe deixe apenas entre aberta.

4. Assoe as narinas sem tampar nenhuma delas, lembre-se a água se infiltra pelos capilares e tampar as narinas pode ocasionar uma pressão no tímpano.

Fonte: Luis da Costa Figueredo & Cia - www.lota.com.br


Um comentário:

  1. Oi Eliane...muito legal a tecnica!to tentando achar algum lugar q venda o lota aqui em curitiba, mas se nao achar vou fazer o pedido por site mesmo....muito obrigada bjussss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...