sábado, 26 de março de 2011

O QUE É UM JAPA MALA?
JAPA é uma palavra em sânscrito que vem da raiz verbal "JAP", que significa murmurar, sussurrar. Japa é uma corrente, um cordão de energia.
MALA é uma palavra de vários significados em sânscrito, porém neste caso, ela quer dizer, apenas, cordão de contas.
Temos então duas correntes, uma espiritual, Japa e outra material, Mala.
Assim, as energias espirituais invocadas Japa, energizam o Mala.
Um Mala estimula seu usuário a fazer os Japas diariamente.
O Japa Mala auxilia na prática da concentração agindo como um ponto de apoio. Ele não irá impedir que você disperse, pois isso é próprio do estado de agitação da mente, mas ele faz com que se lembre do que está fazendo e volte o seu foco para a concentração. Além disso, quanto mais você usá-lo para recitar mantras de sua escolha, mais ele se impregnará dessas e da sua energia e se tornará um objeto sagrado, podendo inclusive conferir-lhe proteção. Além disso, o Japa Mala pode ajudá-lo a tirar a tensão, a ansiedade, o medo e levará você a atingir níveis mais altos de consciência e realização espiritual.

POR QUE USAR UM MALA?
O MALA é utilizado para contar MANTRAS em grupos de 108 repetições.
A palavra MANTRA vem do sânscrito, "MAN" que significa mente ou pensamento e "TRA" significa proteger, socorrer. Assim, Mantra quer dizer: proteger nossas mentes de maus pensamentos.
Um Mantra sagrado é normalmente entoado em sânscrito.
O Mantra essencial é a sílaba sagrada OM, que significa Ômega. Ômega é a energia feminina da Mãe Divina. Quando entoamos o OM, estamos manifestando a vontade de trazer para a matéria, a energia da palavra ou frase seguinte.
Mantra é formado por palavras em sânscrito com poderes para elevar a consciência, promover a cura, solucionar problemas, conseguir proteção e direção espiritual, manifestar desejos e muito mais.
Entoar Mantras é uma forma de meditação. Uma pessoa entoa Mantras repetidas vezes, em murmúrio ou em alto tom. A mente focaliza-se no conteúdo do Mantra e os pensamentos tornam-se positivos e poderosos, a respiração deve ser lenta e profunda.

USANDO UM MALA
O número das contas podem ser 27, 54 ou 108. O número “108” é considerado um número sagrado. No Hinduismo ele tem sempre uma conta extra a mais - chamada o Meru, ou a conta GURU, que simboliza a Fonte Espiritual ou o Mestre, para que se saibam quando o ciclo está terminado.
É importante não “pular ou passar por cima” dessa conta principal. Ela representa a Energia Cósmica, a divindade ou o seu objetivo. Chegando-se nela, pode-se reiniciar a contagem virando o mala ou finalizá-lo. Você pode continuar as repetições, quantas vezes quiser, mas sempre que chegar na conta principal deve-se retornar e jamais passar por cima dela.
As palavras escolhidas devem ter caráter puro e positivo, como por exemplo: paz, luz, saúde, prosperidade, consciência, amor, etc. Você poderá também fazer afirmações positivas, salmos, e visualizações. Podem ser também utilizados mantras e orações conhecidos de religiões e filosofias, pois em sua essência, todas desejam o bem e a prosperidade do homem em todos os sentidos.
Mantenha a mente firme prestando a atenção em sua respiração, nas contas e em seu mantra.


 
  • Segure o Mala na mão direita.
  • Mantenha-o entre os dedos polegar e médio, na primeira conta depois da principal. O dedo indicador não deve tocar as contas, ficando estendido durante todo o período da entoação dos MANTRAS, o JAPA.
  • Passe suavemente para a conta seguinte, à medida que canta em voz alta um Mantra.
  • Passe para a conta seguinte e cante novamente o Mantra. Em seguida, passe para a próxima e repita o processo, assim por diante.
  • Ao chegar à última conta antes da principal (que não é cantada), vire o Mala e continue a cantar, começando com a conta na qual você terminou a volta (uma volta tem 108 contas).
  • Cante uma ou mais voltas por dia, de acordo com suas possibilidades, mas nunca cante menos do que o número que você determinou-se a cantar.
Embora não existam regras fixas e inflexíveis para cantar um Mantra:
  • Cante com sentimento, como se você fosse uma criança clamando pela presença da sua mãe.
  • Cante com nitidez, ouvindo cada sílaba e fixando a mente no som do Maha-Mantra (Grande Mantra).
  • Cante sem interrupções, como um rio fluindo para o oceano.
Usar o Japamala é uma atividade do Atma (alma) sobre os elementos que formam a matéria, com exclusão do Ego ou personalidade.

O PODER DE UM MALA
O som exerce um poderoso efeito sobre nosso corpo e nossa mente. E pode acalmar-nos e dar-nos prazer ou ter influência desarmoniza, gerando uma sensação sutil de irritação. O mantra é ainda mais poderoso do que um som comum: é como uma porta que se abre para a profundidade da experiência. Visto que os mantras não têm sentido conceitual, não evocam respostas predeterminadas. Quando entoamos um mantra, ficamos livres para transcender os reflexos habituais. O som do mantra pode tranqüilizar a mente e os sentidos, relaxar o corpo e ligar-nos com uma energia natural e curativa.

O JAPA MALAS pode ajudá-lo a tirar a tensão, a ansiedade, o medo e levará você a atingir níveis mais altos de consciência e realização espiritual.
A utilização de JAPA MALAS aumenta a felicidade e a capacidade de meditação. As contas de JAPA dão mais foco e maior determinação a quem às utiliza.
Quando não estiver utilizando seu MALA, guarde-o em um lugar limpo e sagrado. O melhor lugar para guarda-lo é sobre um altar pessoal ou sobre uma estatueta sagrada de uma divindade.

MANTRAS

Use mantras indianos como o “Hare Krishna”, “On Namah Shivaya”, ou ainda mantras Tibetanos como “Om Tare Tutare Ture Soha” ou ainda “Om Mani Peme Hum” ou escolha algum mantra devocional ou pequena oração de sua preferência. Pelo cristianismo pode-se também, com a mesma eficácia, usar: “Cristo Bendito, Cristo Amado, Cristo Santíssimo, ajuda-me, cura-me, purifica-me”.


2 comentários:

  1. ٠•●ॐ●• Namastê • ٠•●ॐ●•
    Oi Eli, amei seu blog, virei sua seguidora, também me formei fa FIEs, e sou funcionária da Mesma, bom te encontrar!!! Boas energias,
    __/I\__
    Shanti
    @marlipalugan
    www.omdhara.blogspot.com
    ..... ~o
    ......<\_
    ...(_)/(_) meu transporte diário!

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    somos da assessoria de comunicação de um grupo de artesãos que desenvolvem objetos para ajudar no alívio do stress, na prática da meditação ou simplesmente no passatempo, como japamalas, masbahas e kombolóis. Gostaríamos de convidá-l@ para uma visita em nosso blog e em nossa página no Facebook: http://maosocupadas.blogspot.com

    Um abraço,
    Ahow! Comunicação

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...