domingo, 28 de novembro de 2010

SHIVA


É considerado o destruidor, renovador. Ele destrói a natureza material no final do ciclo para dar lugar ao novo. Segundo os estudiosos, Shiva surgiu á 4.000 a.C. como o Senhor dos Animais-Pashupati. É considerado o criador do yoga e da dança indiana. Defende os desprotegidos e conduz os ignorantes á luz.

As Shaktis são esposas de Shiva e representam à força feminina, as principais são: Parvati deusa do amor, jovem, bonita deu á luz a Ganesha, o deus da sabedoria com cabeça de elefante; Durga a justiça e Kali a morte.

Shiva possue um tridente que se chama Trishula, é a arma que destrói a ignorância dos homens. Neste tridente, suas pontas representam à qualidade da matéria: Tamas – a inércia, Rajas – o movimento e Sattva – o equilíbrio. A cobra naja representa a imortalidade e a energia do fogo. No alto da cabeça de Shiva tem um jorro de água que alude o rio Ganges, que era um rio muito violento, o qual deixava que primeiro caísse sobre sua cabeça para então correr sobre terra, assim ajudava os homens com sua misericórdia.

Shiva significa “o benevolente” “o favorável”, está ligado ao culto solar. Shiva é conhecido por muitos nomes: de Shamboo – fonte de todas as delícias; e Shankara – que concede a alegria e a serenidade. Ainda como Mahashvara – o “Grande Senhor”; Pashupati – o “Senhor dos Animais”; Mahadeva – “Grande Deus”; Tryambakam – o de Três Olhos; Bhagavat – o Senhor.

Sua esposa é Shakti – representação feminina. Embora tenha a vida conjugal mais conturbada da mitologia hindu, por possuir várias amantes, o amor que unia Shiva e Shakti era absolutamente profundo. Devido a esse amor, depois da morte de Shakti os deuses/deusas concederam nova vida a ela, que renasceu com o nome de Parvati.

Shiva é o primeiro avatar (manifestação da lei divina ou do caminho da iluminação) que veio à Terra e é apontado como o criador do Yoga.

O mantra de Shiva, ou Shiva Mantra, é utilizado nas práticas de Yoga e proporciona consciência, saúde longevidade e alegria com a elevação da energia kundalinî. Para praticá-lo é necessário que se tenha muita bhava (devoção). Deve ser entoado oito vezes ao dia e é um dos mantras mais conhecidos do hinduísmo e do tantra: Om Namah Shivaya.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...