sexta-feira, 6 de novembro de 2009

YOGA



Ciência milenar que busca integrar corpo, mente e emoções.
Com a prática adquire-se boa forma física, flexibilidade, concentração e equilíbrio, além de tranqüilidade emocional.
Massageia órgãos internos e as glândulas, fortalecem o sistema respiratório e cardiovascular, relaxa os músculos e a mente reduz o estresse e aumenta o fornecimento de oxigênio ao organismo, consequentemente aumenta a energia e a vitalidade.
A transformação interna acontece com a dedicação.

Yoga significa autocontrole, concentração, disciplina e meditação, entre outros significados dentro de cada cultura. Yoga é uma palavra de origem sânscrita, derivada do verbo “yuj” que significa “unir”, então o seu correto significado seria “união”. Mas como existem muitas etnias, se interpretam de várias formas, no campo religioso – o yoga é a união do ser individual com o ser universal, do indivíduo com Deus. Na psicologia, significa a harmonia do corpo e da mente, removendo as tensões físicas e mentais, essas tensões se dá por não aceitar as diferenças e dualidades. Na metafísica, significa o fim da dualidade em qualquer espécie e em qualquer campo (Eu/meu corpo). O objetivo do yoga é sobrepor todo o sentido de dualidade em qualquer área que estejamos. No Hatha-Yoga e no Tantrismo, dhyâna significa meditação, visualização sutil, onde a atenção é voltada para dentro, para a essência interior, o Si Mesmo (âtman), atingindo um grau de consciência. A Kundalini faz este despertar da consciência, Kundalini é uma energia que está adormecida na base do corpo, seria o poder da serpente adormecida, e que ao despertar deste centro psicoenergético até o ponto mais alto, no topo da cabeça percorrendo toda a coluna vertebral, provoca um estado temporário de identificação extática com o Si Mesmo. Em suma, meditação é o aquietamento da mente, controle da mente e dos sentidos. A relação entre yoga e meditação é que o sistema de disciplina psicofísica (asanas) por meio da qual a mente e o corpo pode ser treinado de tal modo que o homem visualiza a realidade como ela é unificando o corpo e mente.

HATHA YOGA
Para ganhar o conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias” (Lao-Tsé).
O termo Ha se refere a polaridade masculina, Solar. Tha é a polaridade feminina Lunar. O Hatha Yoga visa á harmonização dessas duas polaridades – energia positiva e negativa. Essas correntes de energia influenciam na forma que pensamos, sentimos e agimos.
Os cinco elementos do Hatha Yoga:
ASANAS: são posturas psicofísicas, que atuam desde a área muscular, tendões, plexos nervosos e glândulas endócrinas, até órgãos internos.
PRANAYAMAS: controle do processo respiratório.
KRIYAS: são práticas de limpeza e purificação do organismo interno e externo. Inclui técnicas de purificação das vias respiratórias e dos pulmões, do estômago e intestino.
BANDHAS: significa “fecho, atadura, compressão”. Os bandhas conectam ou canalizam as correntes de prana (energia vital) a uma direção particular.
MUDRAS: são gestos realizados com as mãos ou com o corpo todo trazendo profundos efeitos energéticos e psíquicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...