sábado, 14 de novembro de 2009

MEDITAÇÃO


“A meditação é um fluxo contínuo da percepção e do pensamento, como o fluxo da água em um rio.” (DEVANANDA, 1999).
Para Osho (2007) meditação significa percepção. Sentar ou ouvir os pássaros pode ser uma meditação se você sentar ou ouvir atentamente. Ainda, a observação muda tudo, pensamentos começam a recair, a paz prevalece. Quando seu corpo e sua mente estiverem em paz, estarão em harmonia. É somente neste despertar é que se conhece a felicidade.
Para Esteves (2007) a meditação transcende, vai além da concentração, dependendo somente do estado interior de cada pessoa. É uma vivência interna. É a busca da profunda consciência, do Eu interior. Com a prática da meditação, aproxima-se do auto-conhecimento, torna-se auto-suficiente, sensíveis, serenos, livres e responsáveis pra direcionar o rumo da vida.
A meditação acalma o sistema nervoso, diminui o ritmo cardíaco, baixa a pressão arterial, e diminui o ritmo respiratório a menos da metade do normal. O praticante entra num profundo relaxamento, sendo mais reparador do que o sono, e acumula energia que será utilizada posteriormente. Com a meditação o praticante desenvolve maior clareza e capacidade mental e aumenta a eficiência física.

* Benefícios com a meditação:

1. Menor índice de depressão, hostilidade, estresse, irritabilidade, e o desaparecimento de distúrbios psicossomáticos, tais como resfriados, enxaqueca e insônia.
2. Com a prática da meditação profunda, sente-se mais alerta, mais sociável e expressivo, passando a apreciar mais a vida.
3. Durante a meditação o fluxo de sangue para o cérebro aumenta. O suprimento de sangue para o cérebro está relacionado com nossas habilidades mentais. Maior fluxo de sangue maior oxigênio, o cérebro melhora seu desempenho.

A distração para principiantes com pensamentos e desejos é muito grande. Motoyama (2006) coloca métodos do Yoga como Asanas, Pranayamas e Mudras, para a ativação dos Chakras.
Primeiro o Prana é absorvido através do Pranayama; depois o Chakra é estimulado física e psiquicamente por meio de Asanas e Mudras específicos; e só assim ativa-se o Chakra pela infusão do Prana canalizado e pela concentração mental direta.

Existem várias técnicas para fazer meditação nos Chakras, uma delas é através da concentração e da visualização dos mesmos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...