sábado, 28 de novembro de 2009

DOR NO JOELHO

Segundo autor Rüdiger Dahlker (2006) Na articulação dos joelhos elaboramos o tema da humildade da fexibilidade. Ajoelhar-se e dobrar o joelho são gestos de submissão. Dessa maneira se vai ao encontro dos dignitários religiosos; antigamente se comparecia assim perante o encontro com reis. Chama a atenção o fato de que as pessoas modernas tendem menos a dobrar o joelho. Praticamente não há oportunidade para isso no movimentado dia-a-dia. Tornando cada vez mais pessoas inflexíveis e rígidas para sobreviver nesta “selva”. Imagine o peso suportado pelas articulações dos membros inferiores em toda a vida de uma pessoa. A situação se agrava ainda mais quando um estilo de vida inapropriado e desequilibrado causa danos adicionais às articulações: falta de exercícios físicos e acúmulos de toxinas que tendem a “enferruja-las” antes do tempo. As praticas dos asanas lubrificam e exercitam as articulações, dissolvem a “ferrugem” e restabelece seus movimentos. Os praticantes de yoga sentem que as articulações se tornam cada vez mais ágeis com a prática regular dos asanas, até que seu corpo fique novamente flexível e ágil .

ANATOMIA DOS JOELHOS
Os joelhos são uma parte frágil do nosso corpo, principalmente do ponto de vista ósseo. Eles possuem um sistema de importantes ligamentos e de músculos para ajudar no seu movimento. Em seu funcionamento, os joelhos exercem influência sobre os pés e sobre o quadril. Sobre o pé, para se adaptar ao solo e, sobre o quadril, para se adaptar ao peso do corpo.

A articulação do joelho é um elemento de ligação entre os ossos. As superfícies articulares são os Côndilos do fêmur, da tíbia e da patela. A superfície articular é recoberta de uma cartilagem aderente ao tecido ósseo, lisa, flexível e elástica, de cor branca, com a capacidade de suportar a pressão de cada articulação.
As extremidades ósseas são lubrificadas pelo liquido sinovial; a cartilagem é desprovida de vasos, mas é nutrida pelo sinuvial. A cápsula é rica em fibras de grande resistência. Porem, por ser pouco elástica, está sujeita a distensão, rupturas, entorses e luxações. Sinovial e a membrana fina e transparente que cobre a face interna da cápsula e se prende ao revestimento cartilaginoso das superfícies, vascularizado e secretando o liquido sinovial, incolor, viscoso. Este liquido possui dois registros:
  • Registro mecânico, que lubrifica a cartilagem e permite deslizar pela superfície das articulações.
  • Registro nutritivo, que alimenta a cartilagem.
A articulação do joelho pode-se dizer funciona quase que exclusivamente em flexão e extensão. Na frente, encontra-se a patela, pequena e inserida no tendão do músculo grosso, responsável pelo relevo anterior da coxa.
O joelho tem um apoio firme na coxa e na perna quando se acha em extensão; quando em flexão está mais ligado ao pé.
Por essa razão em yoga, ao se trabalhar com os joelhos, procura-se sempre fortalecer os músculos das coxas e das pernas de um modo geral.
Os músculos que ajudam o movimento de extensão carregam o peso do corpo inteiro, e os que ajudam no movimento de flexão carregam o peso só do membro inferior.
Músculos da articulação dos joelhos – face anterior da coxa:
  • Músculo quadríceps femoral: é o extensor mais importante do joelho e também o mais poderoso e forte do corpo humano. Sua função é dinâmica, porem apresenta-se estática quando o joelho está em extensão.
  • Músculo tensor da fácia-lata: tem uma grande capacidade de adaptação, mas um movimento de extensão do joelho reduzido.
  • Músculos sartorio: é muito extenso, variando de 50 a 60 cm de comprimento. Funciona como flexor do quadril e do joelho. Participa da flexão, abdução e rotação da coxa e de movimento de flexão da perna. Quando a perna não está apoiada, ainda participa da rotação da perna dobrada.
  • Músculo reto femoral: é um músculo de ação rápida.
Músculos da articulação dos joelhos – face posterior da coxa:
  • Músculo ísquio crurais: exercem uma função dinâmica da ponta do pé com o solo.
  • Músculo semitendíneo: dobra o joelho e executa a rotação interna quando a perna se acha dobrada.


    ANATOMIA SUTIL DOS JOELHOS
    O joelho é a segunda articulação da perna, aquela que serve para dobrar, ceder, para ficar de joelhos. É a articulação da humildade, da flexibilidade interior, da força profunda, ao contrario do poder exterior, que gera a rigidez. Ele é o sinal manifestado do alivio, da aceitação, e até mesmo da rendição e da submissão. O joelho faz papel da "porta da Aceitação", aceitar as mudanças que a vida muitas vezes nos impõe. Ele é o complemento, a continuação do quadril, prolongamento a mobilidade deste, porém no sentido inverso. O quadril e uma articulação que só pode se curvar para frente, enquanto o joelho só se curva para trás. A articulação que faz a alternância entre consciente e o não-consciente. Representa assim a aceitação de uma emoção, de uma sensação, de uma idéia que emerge do não consciente em direção ao consciente - ou mesmo o inverso. É a articulação maior da relação com o outro e da nossa capacidade de aceitar o que essa relação implica em termos de abertura, até mesmo de compromisso (não comprometimento).
    Segundo Hiroshi Motyoyama (2006), o chakra da base o primeiro situado na base da espinha, o CHACKRA MULADHARA, controla o processo de eliminação e corresponde ao plexo retal. É considerado o centro oculto do corpo, pois contém a energia da KUNDALINI. E representado pela cor vermelha, responsável por todos os aspectos do ser humano – tanto físico como material e psicológico – inclusive pela consciência e inconsciência. O mantra deste chakra é Lam, o som que representa o elemento terra.

    YOGATERAPIA
    Observações e avaliações importantes:
    • Homem jovem e em boa forma com força nas costas e rigidez nos tendões das pernas.
    • Prática atual de asanas inclui asanas que forçam os joelhos.
    Sugestões principais:
    • Interromper a prática atual.
    • Praticar só asanas que não forcem os joelhos.
    • Fazer asanas de flexão para frente com expirações prolongadas para alongar a coluna lombar.
    Neste caso foi observado que havia rigidez na coluna lombar e tendões das pernas, mas que os músculos das costas eram fortes e não havia nenhuma assimetria na coluna.
    Para este caso alguns asanas devem ser evitados, para não forçar os joelhos. Estes asanas não são recomendados:



    Os asanas sugeridas para ajudar a aumentar a flexibilidade das costas e tendões das pernas, também para reduzir a pressão sobre os joelhos.
    YOGA PARA REDUZIR A DOR NOS JOELHOS

    Uttanasana - Postura de Intenso Estiramento Posterior 












    Parshvottanasana - Postura de Alongamento Lateral










     

    Trikonasana - Postura do Triangulo










     

    Paschimottanasana - Postura da Pinça













    Jathara Parivritti - Postura do Torção do Estômago













    Savasana - Postura do Cadáver








     

    PRANAYAMA: Respiração abdominal









    Fonte: DAHLKE, RUDIGER. A doença como linguagem da alma. Tradução Dante Pignatari, Editora Cultrix, São Paulo, 2007. FERNANDES, NILDA. Uma prática de Alongamento. Editora Ground, 2ª edição, São Paulo, 2003. MOHAN, A. G. e INDRA. A Terapia do Yoga, Editora Pensamento, São Paulo, 2006. MOTOYAMA HIROSHI, Teoria dos Chakras ponte para a consciência superior. Editora pensamento, São Paulo, 2006. ODOUL MICHAEL, Diga-me onde dói e eu te direi por quê. Os gritos do corpo são as mensagens das emoções. Editora Campus, 3ª edição. Rio de janeiro. RJ.

    4 comentários:

    1. ótimas recomendações para os q enfrentam essa barreira do joelhos

      Namáskar _/\_

      ResponderExcluir
    2. Poxa muito obrigada já estava ficando triste pois estou amando praticar mas meu joelho esquerdo doendo muito, vou voltar ao médico para reavaliar.

      ResponderExcluir
    3. Ola, boa tarde. Sou muito sedentária e recentemente tive algumas leves dores nos joelhos. Sempre fui mto flexível, então resolvi começar a praticar yoga online com uma boa orientadora, mas só de fazer dois dias seguidos, a dor piorou. Acho que pode ser simples dor muscular, ja que tenho outros lugares doendo também rs, mas como devo fazer para o joelho doer menos e o fortalecer? Seria melhor a pratica dia sim, dia não?

      Obrigada!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Milena, primeiramente toda prática de yoga, ou qualquer exercício que vc for fazer é sempre bom ter um profissional da área pra te ajudar... no caso do yoga deve-se observar o alinhamento das posturas, e assim corrigir para que não haja dores posteriores. Em segundo é recomendado praticar um dia sim um dia não, o corpo deve ter dias de descanso. E, terceiro não deixe de movimentar o corpo por não ter a possibilidade de ter um profissional ao seu dispor, te aconselho a começar devagar... e se precisar de ajuda estou a sua disposição, pode me enviar um email: yoga.eliane@gmail.com - ficarei feliz em lhe dar dicas e ajudar!!! boa sorte!

        Excluir

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...