sábado, 28 de novembro de 2009

PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS

Milhões de pessoas no mundo sofrem de alergias ou asma e têm crises com dificuldades respiratórias. Milhões de pessoas também apresentam problemas respiratórios decorrentes da fumaça do cigarro e da poluição. Pessoas alérgicas a alguns tipos de frutos do mar, castanhas, medicamentos e picadas de insetos também sofrem problemas respiratórios. Essas pessoas podem ter um tipo de reação alérgica chamada de choque anafilático, que começa imediatamente após o contato com a substância causadora da alergia. Nesse tipo de reação alérgica, as vias aéreas (tubos que levam o ar até os pulmões) ficam estreitas, dificultando a respiração e provocando queda da freqüência cardíaca e da pressão arterial. Se a pessoa não for tratada rapidamente pode morrer.
O yoga combate os problemas respiratórios visando melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem de algum tipo de deficiência respiratória. São asanas (posturas psicofísicas) específicos que visam contribuir para o desenvolvimento da capacidade respiratória e conseqüentemente da saúde como um todo, amenizando os sintomas ligados ao problema. Desta forma pretende-se proporcionar estados de relaxamento, visto que a deficiência respiratória provoca constante estado de tensão e ansiedade. Todas as posturas de expansão torácica, associadas à expiração, são indicadas para a melhora rápida e segura do indivíduo com problemas respiratórios.
As práticas de Yoga, aliadas a uma alimentação nutritiva e balanceada visam melhorar o estado geral do praticante proporcionando-lhe bem-estar e mais disposição.

Bhujangasana – Postura da cobra










Viparita Karani – postura de inversão sobre os ombros













Matsyasana – Postura do Peixe






 

Fonte: FERNANDES, Nilda. Yoga Terapia. 2 ed. São Paulo: Groud, 1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...