sexta-feira, 13 de novembro de 2009

CHAKRAS OS SETE CENTROS PSICOENERGÉTICOS



Existem milhares de Chakras no corpo, porém os principais ou estruturais são em número de sete. Chakras são centros ou vórtices (rodas) de energia localizados em pontos estratégicos de nosso corpo. A seqüência dos sete principais Chakras:

1. Muladhara – apoio da raiz. Mula – raiz, e Adhara – apoio;
2. Svadhisthana – própria base. Sva – próprio, e Adhisthana – base;
3. Manipura – cidade da jóia. Mani – jóia, e Pura – cidade/fortaleza;
4. Anahata – não tocado, não tangido;
5. Vishuddha – puro, pureza;
6. Ajna – comando;
7. Sahasrara – de mil pétalas. Sahasra – mil, e Ara – pétala, ou raio de roda.


Os Chakras tem sua forma circular, assemelhando-se a um pequeno pires, pois sua superfície é ligeiramente côncava. Seu diâmetro varia, tanto em função da natureza e situação do Chakra, quanto em relação a cada indivíduo. A superfície dos Chakras é dividida em setores, apresentando-se cada um destes com uma cor particular. Por este motivo chamam-no no Oriente de “loto”, pois se apresenta como uma flor de pétalas coloridas.
Todos nós possuímos Chakras, e através desta energia, o Prana sutil no corpo pode ser transformado em essencial energia de vida.

A função do Chakra é de absorver e distribuir o Prana (energia vital) ao físico. Assim são produzidas as correntes e as forças primárias do Prana, que penetra no vórtice dos Chakras carregando-o de força e energia, colaborando com nosso estado de saúde física, mental e espiritual. Quanto mais desequilibrados nos sentimos, maior é o estado de desequilíbrio de nossos Chakras. Primeiramente deve-se trabalhar interiormente nosso nível de consciência e auto-percepção, pois o desequilíbrio dos Chakras está intimamente ligado á psique.

Os Chakras são de natureza mais sutil do que o sistema nervoso, não podendo ser vistos fisicamente. Entretanto eles podem ser sentidos e vivenciados internamente pela visão intuitiva, também ativam as funções do corpo e da mente por intermédio das glândulas, estimulando a produção de determinados hormônios.

É através do Yoga que treinamos os órgãos dos sentidos e da ação, para adotar uma disciplina e ajudar o corpo a se tornar verdadeiramente ativo. O Yoga faz do aspirante o melhor amigo de seu próprio corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...