terça-feira, 31 de maio de 2011

SURYA NAMASKAR


A Saudação ao Sol ou Surya Namaskar é uma sequência de posturas coordenadas com os movimentos da respiração Ujjayi Pranayama. O importante é buscar um alinhamento entre os movimentos do corpo e da mente, e da respiração, trazendo assim um aquietamento de pensamentos e emoções. Além de ajudar a aquecer, alongar e fortalecer o corpo, regula a secreção hormonal e trás a sensação de tranquilidade.
A Saudação ao Sol deve ser feita com humildade, força de vontade e concentração. Savitri - o deus vêdico do Sol, ou melhor, a inteligência que está por trás do Sol e de toda a criação. Savitri é a fonte de todas as formas de vida, a própria inteligência que anima o seu corpo e graças à qual você existe.
Quando praticado de forma dinâmica, com movimentos ágeis e intensos, o Surya Namaskar estimula a Pingala Nadi - lado direito da coluna, gerando calor e movimento no organismo. Quando praticado de forma mais tranquila e lenta, estimula a Ida Nadi - lado esquerdo da coluna, gerando calma e introspecção. Em ambos os casos, a prática estimula a ação do Muladhara Chakra, o nosso Sol pessoal.
Fonte: Pedro Kupfer, Yoga Prático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...