domingo, 1 de agosto de 2010

O QUE É MEDITAR?

Convém esclarecer que meditar não é sinônimo de refletir, raciocinar, pensar sobre alguma coisa ou ideia. É errôneo dizer, por exemplo: "vou meditar sobre o que me disse". Quem reflete, raciocina... não medita. Meditar é parar suas funções mentais. A mente em meditação não trabalha, não atua, não opera, não funciona. Meditar é diferente de orar. Qualquer estado de torpor, sono, sonho, letargia ou hipnose também não é meditação. 
Quando a meditação acontece se atinge o estado de samadhi (uma iluminação), um transe de absoluto silêncio e quietude mental, mergulha na plenitude da paz, mas, mesmo assim se mantém alerta, consciente, aceso, em estado de puro apercebimento. É  pura comtemplação natural, silenciosa, quieta, plena, inocente e verdadeiramente muito feliz. 
Quem contempla não pode ser a mente tagarela, mas algo que a transcende, uma espécie de vigilante calado e isento, por isso mesmo, capaz de perceber os movimentos e mudanças, por mais sutis que sejam, que se manifestem na substância mental. Quem contempla é a consciência. Quando você medita quem contempla é o verdadeiro Você porque - eis uma constatação importantíssima! - Você não é a mente, mas a Consciência Suprema. Isso é para todo e qualquer ser humano, todos somos a mesma Consciência. Usamos o corpo, mas não somos ele. Usamos a mente, mas não somos a mente. Não seria essa a Verdade que liberta, que o Cristo mencionou?! 
Mesmo na condição comum, enquanto a mente se revolve, rola e rebola, se entorpece, se agita, se inquieta, dorme e sonha... a Consciência permanece vigilante, sempre a mesma. No estado meditativo, porém, aquietada a mente, a vigilância se torna mais aguçada e eficaz, e a gente se delicia com a chance de acontecer o melhor, pela crescente e bem-aventurada aproximação com a Realidade Eterna, com o Ser, que cada um de nós é. 
Fonte: trecho retirado do livro: "Setas no caminho de volta", Ed. Nova Era, Rio de Janeiro, 2001.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...