domingo, 1 de agosto de 2010

MUDRAS

A palavra Mudra é derivada da raiz mud, alegrar-se, gozar, porque os Mudras dão prazer às divindades e causam a dissolução da mente. Também quer dizer, selo e é empregado nesse sentido nos contextos tântricos, pois os gestos das mãos, ou no Hatha Yoga, as posturas do corpo, selam o corpo e assim geram alegria.
São meios de controle da energia no corpo. São também representações simbólicas de estados interiores. Aqueles que têm uma mínima sensibilidade às energias corpóreas podem verificá-la facilmente: pelo simples ato de juntar as mãos espalmadas, opera-se uma mudança de humor e começamos a nos sentir mentalmente mais calmo. Com um pouco de experiência, os diversos estados interiores associados aos Mudras, tornam-se claramente reconhecíveis. Existem 108 gestos das mãos, sendo que o número 108 é um dos números sagrados prediletos dos hindus. Muitas vezes são usados Mudras específicos das divindades invocadas.

Segundo o Yoga e Ayurveda, a saúde plena é o resultado da sintonia do ser individual, o microcosmo, sincronizado com o Universo, o macrocosmo. Essa sincronia é a base do equilíbrio e da cura. Assim, os Mudras são ferramentas poderosas para otimizar a saúde. Quando colocamos as mãos em Mudras, elas atuam como antenas canalizando as energias de cura para todos os aspectos de nosso Ser. Isso funciona porque nosso corpo é composto de 5 elementos: terra, água, fogo, ar, e éter/espaço. Cada um destes elementos está relacionado com um de nossos sistemas fisiológicos, e também com certas qualidades. Por exemplo: o elemento terra está relacionado com o sistema esquelético e possui as qualidades de força, estabilidade e firmeza. Quando estes elementos estão presentes na quantidade adequada, a saúde estará presente.
Cada um dos dedos também está relacionado com um dos 5 elementos. O dedo mínimo representa a água, o anular a terra, o médio o espaço, o indicador o ar e o polegar o fogo. As combinações dos dedos, assim como a posição deles (esticado, flexionado, etc), permitem uma grande variedade de opções de conexão com as energias primordiais do Universo. 
Há milhares de anos atrás, os sábios da Índia desvendaram os códigos secretos destas inúmeras combinações observando os efeitos e benefícios de cada Mudra. Hoje, os Mudras representam um tesouro que permite que o microcosmo de nosso corpo se harmonize com os ritmos do universo para facilitar a saúde e a cura. 
Os Mudras formam um grupo importante de práticas especialmente no Hatha Yoga. O Mudra é definido como uma técnica hábil que auxilia as práticas de Yoga, como Pranayama, Pratyahana, Dharana e Samadhi.
O objetivo das Mudras, de acordo com Gheranda Samhita, é estabelecer equilíbrio, ou de acordo com Hatha Yoga Pradipika é o despertar de uma força vital adormecida chamada Kundalini.
O Mudra não é simplesmente a expressão das mãos ele controla o processo mente-cérebro e as funções dentro do sistema nervoso através da união de vários terminais nervosos da função do simpático e do parassimpático.
Do ponto de vista do Yoga o sistema nervoso divide-se em três ramificações importantes:
- O sistema nervoso motor – parte do cérebro e vai até a raiz dos músculos, inserindo-se nas fibras musculares. Seu transmissor é a medula espinhal. Quando se deseja movimentar determinado músculo, a ordem parte da área do córtex cerebral dirigindo-se á medula e desta para um feixe de nervos que termina em preparar o músculo desejado para o movimento visado.
- O sistema nervoso sensorial – parte do cérebro passa pela medula, porém, dirige-se diretamente aos órgãos dos sentidos, onde recolhem informações vindas do exterior.
- O sistema nervoso energético – funciona diretamente com as glândulas e indiretamente com todos os órgãos do corpo. Parte dos plexos nervosos, diretamente ligados com os Chakras.
Os Mudras tem outras funções como:
- Distribuir muda (prazer) por conter a natureza da felicidade.
- Dissolver (dravayati) todas as restrições.
- Lacra o universo dentro do individuo no (turiya) interno. O quarto estado mais elevado da consciência.
Fonte: GAMA, Umberto. Gestos Magnéticos do Yoga. 1ª ed. Curitiba: Instituto Cultural Vidya, 1989. Manual de Yogaterapia Integrativa: Pranayamas, Mudras e Cura Prânica. Joseph e Lilian Le Page, 2006. Revista de Yoga Integrativa 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...