terça-feira, 8 de dezembro de 2009

CLOUNA VERTEBRAL

A coluna vertebral é constituída de 24 vértebras, sendo dividida em três regiões: cervical, torácica e lombar. São 7 vértebras cervicais, 12 vértebras torácicas e 5 vértebras lombares. Ainda tem-se 5 vértebras sacrais e 4 vértebras coccígeneas, formando assim 33 vértebras.
A coluna vertebral é uma das partes mais resistentes do corpo humano, deve ser rígida para manter a postura, flexível para permitir os movimentos e deve ser segura para alojar o sistema nervoso que é a medula espinhal.
As vértebras compõem-se de corpo (parte anterior) e o arco vertebral (parte posterior). O arco vertebral é composto de dois pedículos que são duas lâminas que se unem posteriormente simetricamente na região posterior, que se ligam no arco ósseo, que é o processo espinhoso, e os processos transversos que saem lateralmente dos processos articulares. 
Entre dois corpos vertebrais encontramos os discos intervertebrais que se constituem de uma estrutura fibrocartilaginosa, chamada de anel fibroso, que garantem a hidratação, mantendo a flexibilidade do disco vertebral. Essa cartilagem sofre uma troca metabólica, onde a variação de pressão exercida sobre o disco durante a sustentação da carga e o repouso bombeia para fora água e produtos de excreção, e para dentro água e nutrientes.
As funções dos discos intervertebrais é amortecer e absorver o choque entre ás vértebras. Amortecendo e suportando o peso, reduzindo os impactos e atenuando as fricções, e movimentando a coluna espinhal. Também á sustentando.
A região cervical é a de maior mobilidade, permite um amplo campo de visão e sendo de equilíbrio. Os movimentos são: flexão, extensão, rotação lateral para direita e para esquerda, inclinação lateral da cabeça para direita e esquerda e circundação da cabeça, o giro completo.
A região torácica ou dorsal, onde se encontra a região das costelas é a de menor mobilidade. É no processo transverso que se apresenta a faceta articular para as costelas.
Como o sistema nervoso coordena e controla todos os órgãos do corpo, numa desestruturação das vértebras pode causar irritação ao sistema nervoso assim afetando na estrutura da coluna e órgãos, podendo ocasionar varias doenças. 
A região lombar é capaz de suportar grandes esforços, é o ponto de dispersão de cargas entre o tronco e os membros inferiores. Grande mobilidade em flexão, extensão, inclinações laterais e muito pouca em rotação.
A região pélvica contém e protegem os órgãos viscerais inferiores. É formado por dois ossos ilíacos, o sacro e o cóccix. A junção dos ossos ílio, ísquio e púbis com o sacro são responsáveis pela distribuição de peso para os membros inferiores.

PATOLOGIAS OSTEOARTICULARES
Artrose – limita a mobilidade articular, podendo afetar a articulação sinovial (amortecedor) sujeita a sobrecarga.

Espondilose – é o processo degenerativo articular entre os discos intervertebrais, o chamado “bico de papagaio”. As regiões que mais afetam são a regiões lombar e cervical.

Osteoporose – é uma doença caracterizada pela diminuição da massa óssea. Ocasionando fraturas ósseas.

Hérnia discal – é um processo de protusão do disco intervertebral, através de rupturas das fibras, causando inflamação. 

DESVIOS POSTURAIS
Para uma boa postura devemos utilizar a menor quantidade de esforço muscular, caso contrário, outras articulações terão uso incorreto, enrijecendo as articulações e encurtando o músculo.
A hiperlordose é o aumento da curvatura lombar ou cervical. Um dos riscos da hiperlordose lombar é com a musculatura abdominal fraca; e da hiperlordose cervical são as tensões. Nas extensões da coluna lombar ocorrem dores, já nas flexões as dores são aliviadas.
O dorso curvo é o aumento da concavidade posterior da coluna vertebral causadas pela má postura e o condicionamento físico insuficiente.
Escoliose é a curvatura lateral da coluna vertebral, causada ou de postura ou estrutural.

Asanas para algumas patologias:

Para região cervical: flexões, extensões e lateralidade da cabeça.
Para região dorsal: Janusirshasana, Trikonasana e variações, Adho Mukha Svanasana, Vajrasana – dinâmico, Maricyasana, Paschimottanasana, Ustrasana, Apanasana.
Para região lombar: Stambasana, Catuspadasana, Vakrasana, Jathara Parivritti, Setubhandasana.
Para escoliose: Dandasana com elevação dos braços para o alto, Gomukhasana, Parvatanasana, Utthita Trikonasana.
Para cifose: Vrksasana, Utkatasana, Trikonasana, Dandasana com elevação dos braços para o alto, Gomukhasana, Bhujangasana Niralamba (sem apoio das mãos), Catuspadasana, Ardha Shalabhasana, Shalabhasana, Dhanurasana, Urdhva Mukha Svanasana, Maricyasana.


Estar atento com a coluna vertebral, observando as posturas ou até mesmo através de um exame físico da coluna vertebral, onde já nos contará qual a simetria desta coluna. Existem exercícios que nos ajudam á esta verificação, como por exemplo, colocar a pessoa perto da parede com as mãos na mesma ficando com o tronco paralelo ao chão e pernas retas, a coluna e as escápulas deve formar um conjunto uniforme. Assim trabalhamos em prol de uma melhor reorganização postural.

Além do físico, existe o energético, quando uma coluna está com lordose ela está contando sobre seu passado; e quando nos mostra cifose está nos falando de medos, então devemos trabalhar nestas pessoas a coragem. Os chacras são importantes neste progresso de fortalecimento da musculatura, pois eles irão posicionar o individuo na vida.

Fonte:
CASTRO, Sebastião Vicente de. Anatomia Fundamental. 2ª ed. São Paulo: Makron Books, 1985.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...