Ganesha, a Deidade Elefante, é uma das deidades mais populares do panteão Hindu. Antes de tomar qualquer iniciativa, os hindus invocam as bênçãos de Ganesha, pois ele é a principal deidade de proteção.
Através das orações dirigidas a Ganesha, obstáculos são removidos do nosso caminho, tanto nos assuntos de finanças e economia quanto nos pessoais. Às vezes, Ganesha, com seu grande peso, coloca obstáculos no nosso caminho para nos impedir de prosseguir numa iniciativa que poderia vir a nos criar problemas.
Sua simobologia:
A enorme cabeça de Ganesha simboliza a sua grande inteligência. As grandes orelhas simbolizam a sua capacidade de ouvir as orações de todos os devotos, com grande atenção. A tromba simboliza a habilidade de lidar com os assuntos difíceis do dia-a-dia, da mesma maneira que o elefante usa a sua tromba para levantar grandes troncos. A tromba também pode ser usada para alcançar objetos pequenos, como o elefante ao comer amendoins, um por um, representando a sua habilidade de entender os aspectos sutis da filosofia.
Ganesha tem só uma presa, e ela representa a sua concentração, sempre enfocada no momento presente. A grande barriga de Ganesha simboliza que nele está contido todo o universo. O veículo de Ganesha é um ratinho, representando raiva e avareza. O tamanho de Ganesha, em relação ao rato, mostra que ele tem poder suficiente para superar todos os poderes do mal. Ganesha possui quatro braços e mãos. Elas representam o seu imenso poder para o benefício da humanidade. Uma mão, em Abhaya Mudra, simboliza que quem está sob a sua proteção nada tem a temer. A outra segura o machado que destrói a ignorância. A terceira mão segura uma caixa de doces, simbolizando sua doçura que confere bem-aventurança aos que se colocam sob a sua proteção. A quarta mão segura uma corda, representando o círculo de proteção a todos os que o invocam.
Mantras para invocar o poder de Ganesha:
Om Gam Ganapataye Namaha.
Fonte: Revista e programação do centro montanha encantada 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário