Segundo autor Rüdiger Dahlker (2006) Na articulação dos joelhos elaboramos o tema da humildade da fexibilidade. Ajoelhar-se e dobrar o joelho são gestos de submissão. Dessa maneira se vai ao encontro dos dignitários religiosos; antigamente se comparecia assim perante o encontro com reis. Chama a atenção o fato de que as pessoas modernas tendem menos a dobrar o joelho. Praticamente não há oportunidade para isso no movimentado dia-a-dia. Tornando cada vez mais pessoas inflexíveis e rígidas para sobreviver nesta “selva”. Imagine o peso suportado pelas articulações dos membros inferiores em toda a vida de uma pessoa. A situação se agrava ainda mais quando um estilo de vida inapropriado e desequilibrado causa danos adicionais às articulações: falta de exercícios físicos e acúmulos de toxinas que tendem a “enferruja-las” antes do tempo. As praticas dos asanas lubrificam e exercitam as articulações, dissolvem a “ferrugem” e restabelece seus movimentos. Os praticantes de yoga sentem que as articulações se tornam cada vez mais ágeis com a prática regular dos asanas, até que seu corpo fique novamente flexível e ágil .
ANATOMIA DOS JOELHOS
Os joelhos são uma parte frágil do nosso corpo, principalmente do ponto de vista ósseo. Eles possuem um sistema de importantes ligamentos e de músculos para ajudar no seu movimento. Em seu funcionamento, os joelhos exercem influência sobre os pés e sobre o quadril. Sobre o pé, para se adaptar ao solo e, sobre o quadril, para se adaptar ao peso do corpo.
A articulação do joelho é um elemento de ligação entre os ossos. As superfícies articulares são os Côndilos do fêmur, da tíbia e da patela. A superfície articular é recoberta de uma cartilagem aderente ao tecido ósseo, lisa, flexível e elástica, de cor branca, com a capacidade de suportar a pressão de cada articulação.
As extremidades ósseas são lubrificadas pelo liquido sinovial; a cartilagem é desprovida de vasos, mas é nutrida pelo sinuvial. A cápsula é rica em fibras de grande resistência. Porem, por ser pouco elástica, está sujeita a distensão, rupturas, entorses e luxações. Sinovial e a membrana fina e transparente que cobre a face interna da cápsula e se prende ao revestimento cartilaginoso das superfícies, vascularizado e secretando o liquido sinovial, incolor, viscoso. Este liquido possui dois registros:
- Registro mecânico, que lubrifica a cartilagem e permite deslizar pela superfície das articulações.
- Registro nutritivo, que alimenta a cartilagem.
A articulação do joelho pode-se dizer funciona quase que exclusivamente em flexão e extensão. Na frente, encontra-se a patela, pequena e inserida no tendão do músculo grosso, responsável pelo relevo anterior da coxa.
O joelho tem um apoio firme na coxa e na perna quando se acha em extensão; quando em flexão está mais ligado ao pé.
Por essa razão em yoga, ao se trabalhar com os joelhos, procura-se sempre fortalecer os músculos das coxas e das pernas de um modo geral.
Os músculos que ajudam o movimento de extensão carregam o peso do corpo inteiro, e os que ajudam no movimento de flexão carregam o peso só do membro inferior.
Músculos da articulação dos joelhos – face anterior da coxa:
- Músculo quadríceps femoral: é o extensor mais importante do joelho e também o mais poderoso e forte do corpo humano. Sua função é dinâmica, porem apresenta-se estática quando o joelho está em extensão.
- Músculo tensor da fácia-lata: tem uma grande capacidade de adaptação, mas um movimento de extensão do joelho reduzido.
- Músculos sartorio: é muito extenso, variando de 50 a 60 cm de comprimento. Funciona como flexor do quadril e do joelho. Participa da flexão, abdução e rotação da coxa e de movimento de flexão da perna. Quando a perna não está apoiada, ainda participa da rotação da perna dobrada.
- Músculo reto femoral: é um músculo de ação rápida.
- Músculo ísquio crurais: exercem uma função dinâmica da ponta do pé com o solo.
- Músculo semitendíneo: dobra o joelho e executa a rotação interna quando a perna se acha dobrada.
ANATOMIA SUTIL DOS JOELHOS
O joelho é a segunda articulação da perna, aquela que serve para dobrar, ceder, para ficar de joelhos. É a articulação da humildade, da flexibilidade interior, da força profunda, ao contrario do poder exterior, que gera a rigidez. Ele é o sinal manifestado do alivio, da aceitação, e até mesmo da rendição e da submissão. O joelho faz papel da "porta da Aceitação", aceitar as mudanças que a vida muitas vezes nos impõe. Ele é o complemento, a continuação do quadril, prolongamento a mobilidade deste, porém no sentido inverso. O quadril e uma articulação que só pode se curvar para frente, enquanto o joelho só se curva para trás. A articulação que faz a alternância entre consciente e o não-consciente. Representa assim a aceitação de uma emoção, de uma sensação, de uma idéia que emerge do não consciente em direção ao consciente - ou mesmo o inverso. É a articulação maior da relação com o outro e da nossa capacidade de aceitar o que essa relação implica em termos de abertura, até mesmo de compromisso (não comprometimento).
Segundo Hiroshi Motyoyama (2006), o chakra da base o primeiro situado na base da espinha, o CHACKRA MULADHARA, controla o processo de eliminação e corresponde ao plexo retal. É considerado o centro oculto do corpo, pois contém a energia da KUNDALINI. E representado pela cor vermelha, responsável por todos os aspectos do ser humano – tanto físico como material e psicológico – inclusive pela consciência e inconsciência. O mantra deste chakra é Lam, o som que representa o elemento terra.
YOGATERAPIA
Observações e avaliações importantes:
Sugestões principais: - Homem jovem e em boa forma com força nas costas e rigidez nos tendões das pernas.
- Prática atual de asanas inclui asanas que forçam os joelhos.
- Interromper a prática atual.
- Praticar só asanas que não forcem os joelhos.
- Fazer asanas de flexão para frente com expirações prolongadas para alongar a coluna lombar.
Para este caso alguns asanas devem ser evitados, para não forçar os joelhos. Estes asanas não são recomendados:
Os asanas sugeridas para ajudar a aumentar a flexibilidade das costas e tendões das pernas, também para reduzir a pressão sobre os joelhos.
Uttanasana - Postura de Intenso Estiramento Posterior
Trikonasana - Postura do Triangulo
Paschimottanasana - Postura da Pinça
Savasana - Postura do Cadáver
PRANAYAMA: Respiração abdominal
Fonte: DAHLKE, RUDIGER. A doença como linguagem da alma. Tradução Dante Pignatari, Editora Cultrix, São Paulo, 2007. FERNANDES, NILDA. Uma prática de Alongamento. Editora Ground, 2ª edição, São Paulo, 2003. MOHAN, A. G. e INDRA. A Terapia do Yoga, Editora Pensamento, São Paulo, 2006. MOTOYAMA HIROSHI, Teoria dos Chakras ponte para a consciência superior. Editora pensamento, São Paulo, 2006. ODOUL MICHAEL, Diga-me onde dói e eu te direi por quê. Os gritos do corpo são as mensagens das emoções. Editora Campus, 3ª edição. Rio de janeiro. RJ.
ótimas recomendações para os q enfrentam essa barreira do joelhos
ResponderExcluirNamáskar _/\_
Poxa muito obrigada já estava ficando triste pois estou amando praticar mas meu joelho esquerdo doendo muito, vou voltar ao médico para reavaliar.
ResponderExcluirOla, boa tarde. Sou muito sedentária e recentemente tive algumas leves dores nos joelhos. Sempre fui mto flexível, então resolvi começar a praticar yoga online com uma boa orientadora, mas só de fazer dois dias seguidos, a dor piorou. Acho que pode ser simples dor muscular, ja que tenho outros lugares doendo também rs, mas como devo fazer para o joelho doer menos e o fortalecer? Seria melhor a pratica dia sim, dia não?
ResponderExcluirObrigada!
Olá Milena, primeiramente toda prática de yoga, ou qualquer exercício que vc for fazer é sempre bom ter um profissional da área pra te ajudar... no caso do yoga deve-se observar o alinhamento das posturas, e assim corrigir para que não haja dores posteriores. Em segundo é recomendado praticar um dia sim um dia não, o corpo deve ter dias de descanso. E, terceiro não deixe de movimentar o corpo por não ter a possibilidade de ter um profissional ao seu dispor, te aconselho a começar devagar... e se precisar de ajuda estou a sua disposição, pode me enviar um email: yoga.eliane@gmail.com - ficarei feliz em lhe dar dicas e ajudar!!! boa sorte!
Excluir