O Sistema Circulatório pode ser subdividido em três unidades funcionais:
1 circulação sistêmica (grande); 2. circulação pulmonar (pequena) e 3. circulação cerebral.
As artérias conduzem o sangue do coração para a periferia sob pressão relativamente alta, enquanto que as veias retornam o sangue dos órgãos para o coração sob baixa pressão.
As doenças cardiovasculares abrangem todos os problemas relativos ao coração e aos vasos sanguíneos.
As principais são as seguintes:
- Arteriosclerose: Endurecimento das artérias diminuindo o fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco, provocando derrame;
- Angina: Dores no peito, indicando agravamento de doenças coronárias;
- Enfarto do miocárdio: ocorre quando um vaso que leva sangue ao coração fica totalmente bloqueado;
- Arritmia: batimentos irregulares;
- Outras doenças: Infecções, febre reumáticas, doenças hereditárias, pressão alta, colesterol alto.
As principais causas das doenças cardíacas estão relacionadas com problemas emocionais, espirituais e fisiológicas. Pesquisas indicam que o efeito do stress emocional, do isolamento, da baixa auto-estima tem influência nas doenças cardíacas. O instituto de medicina preventiva de Dean Ornish em Sausalito, Califórnia, diz que a função cardíaca é uma metáfora da necessidade de equilíbrio entre dar e receber. Mulheres e homens que mantiveram ligações sociais têm na velhice uma incidência menor de doenças cardíacas e de disfunções imunológicas. Nischala Devi escritora, e pesquisadora, diz que as mulheres que tem um sofrimento emocional ou psíquico, tende a se fechar, e fechar o coração. Isso por sua vez, faz com que o corpo emocional se contraia, aumentando ainda mais o sofrimento.
TÉCNICAS DO HATHA YOGA PARA AJUDAR NO TRATAMENTO DAS DOENÇAS DO CORAÇÃO
Se a doença cardíaca é uma sinfonia discordante entre múltiplos participante indicadores físicos, emoções negativas e falta de conexão espiritual, haverá melhor maestro do que o Yoga? As posturas físicas, a respiração meditativa, o serviço à comunidade trabalham em conjunto para proporcionar um ambiente saudável para o coração. No nível físico os Asanas e os Pranayamas ajudam equilibrar o sistema nervoso autônomo e tem um efeito benéfico sobre a pressão sangüínea. O yoga ajuda o corpo anular os efeitos do stress sobre o coração e sobre o sistema imunológico e endócrino.
Savasana - Postura do Cadáver
Uttanasana - Postura de Intenso Estiramento Posterior
Adho Mukha Svanasana - Postura do Cão Olhando para Baixo
Dharmikasana - Postura da Folha Dobrada
Paschimottanasana - Postura da Pinça
Supta Badha Konasana
Pranayama: Nadi Sodhana (sem retenções)
Fontes: SPARROWE, LINDA. Yoga e Saúde para a Mulher. ed. São Paulo: Pensamento, 2002. Lütjen – Drecoll Rohen. Atlas de Anatomia. ed. São Paulo: Manole, 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário